segunda-feira, 28 de junho de 2010

TRE-RJ pede cassação de Rosinha e mantém casal Garotinho inelegível (Danuza Peixoto)

SÃO PAULO - O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) rejeitou hoje o recurso apresentado pelo ex-governador Anthony Garotinho (PR) e sua mulher, Rosinha Garotinho (PMDB).

Os dois foram acusados de abuso de poder econômico nas eleições municipais de 2008, quando Rosinha foi eleita prefeita de Campos Goytacazes. Com isso, o casal Garotinho fica inelegível por três anos.

A decisão do tribunal também cassou o mandato de Rosinha e determinou seu imediato afastamento do cargo de prefeita de Campos Goytacazes.



Na semana passada, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que iria aguardar uma posição do TRE-RJ para se pronunciar sobre o assunto.

Na expectativa de contar com o apoio do tribunal, Garotinho marcou para esta quarta-feira a convenção estadual do PR, quando pretendia se lançar na corrida ao governo do Rio de Janeiro.

Agora, para conseguir entrar na disputa, o ex-governador terá que derrubar no TSE a decisão do TRE-RJ. O registro de candidaturas, contudo, deve ser feito até o dia 5 de julho.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Médico Clínico e Sanitarista - Doutor em Saúde Pública - Coronel Reformado do Quadro de Dentistas do Exército. Autor dos livros "Sistemismo Ecológico Cibernético", "Sistemas, Ambiente e Mecanismos de Controle" e da Tese de Livre-Docência: "Profilaxia dos Acidentes de Trânsito" - Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina (UFF) - Disciplinas: Epidemiologia, Saúde Comunitária e Sistemas de Saúde. Professor Titular de Metodologia da Pesquisa Científica - Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). Presidete do Diretório Acadêmico da Faculdade Fluminense de Odontologia. Fundador do PDT, ao lado de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Carlos Lupi, Wilson Fadul, Maria José Latgé, Eduardo Azeredo Costa, Alceu Colares, Trajano Ribeiro, Eduardo Chuy, Rosalda Paim e outros. Ex-Membro do Diretório Regional do PDT/RJ. Fundador do Movimento Verde do PDT/RJ. Foi Diretor-Geral do Departamento Geral de Higiene e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde e Higiene/RJ, durante todo o primeiro mandato do Governador Brizola.