quarta-feira, 30 de junho de 2010

Estátua do Cristo é reinaugurada no Rio; monumento ganha iluminação em verde e amarelo (Danuza Peixoto)

DE SÃO PAULO




Turistas e cariocas já podem visitar a estátua do Cristo Redentor sem nenhum resquício da obra de restauração que durou cerca de quatro meses. O término das obras foi celebrado durante evento na tarde desta quarta-feira, com a presença do prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), do governador do Estado, Sérgio Cabral (PMDB), além de representantes da arquidiocese do Rio, responsável pela sua manutenção.



Durante o período das obras, o monumento ficou encoberto por 89 toneladas de andaimes necessários para cerca de cem trabalhadores reporem as pedras-sabão no revestimento, eliminar as rachaduras e minimizar a concentração de umidade.



Além dos reparos necessários, as obras foram feitas para o aniversário de 80 anos do monumento, que será realizado em 2011. A arquidiocese fez uma parceria com a Vale --que patrocinou a reforma orçada em torno de R$ 7 milhões.



Na noite desta quarta haverá também a inauguração de uma iluminação especial: a estátua ficará com as cores verde e amarelo por sete noites seguidas, com um jogo de luzes para celebrar a participação da seleção brasileira na Copa.



As visitações não foram interrompidas durante a restauração. No entanto, desde abril a estrada que dá acesso ao local foi interditada devido a um deslizamento de terra durante as fortes chuvas que atingiram a cidade. Neste período, dois homens aproveitaram os andaimes das obras e picharam o monumento.



Rafael Andrade/Folhapress



Grupo de turistas visita a estátua reformada do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Médico Clínico e Sanitarista - Doutor em Saúde Pública - Coronel Reformado do Quadro de Dentistas do Exército. Autor dos livros "Sistemismo Ecológico Cibernético", "Sistemas, Ambiente e Mecanismos de Controle" e da Tese de Livre-Docência: "Profilaxia dos Acidentes de Trânsito" - Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina (UFF) - Disciplinas: Epidemiologia, Saúde Comunitária e Sistemas de Saúde. Professor Titular de Metodologia da Pesquisa Científica - Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). Presidete do Diretório Acadêmico da Faculdade Fluminense de Odontologia. Fundador do PDT, ao lado de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Carlos Lupi, Wilson Fadul, Maria José Latgé, Eduardo Azeredo Costa, Alceu Colares, Trajano Ribeiro, Eduardo Chuy, Rosalda Paim e outros. Ex-Membro do Diretório Regional do PDT/RJ. Fundador do Movimento Verde do PDT/RJ. Foi Diretor-Geral do Departamento Geral de Higiene e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde e Higiene/RJ, durante todo o primeiro mandato do Governador Brizola.