sexta-feira, 18 de junho de 2010

PV-RJ critica possibilidade do PSDB estadual adiar aliança com Gabeira (Danuza Peixoto)

SÃO PAULO - O presidente do PV no Rio de Janeiro, vereador Alfredo Sirkis, criticou hoje a hipótese do PSDB estadual adiar sua convenção que ratificaria o apoio do partido à candidatura de Fernando Gabeira (PV) ao governo fluminense.

O evento está programado para ocorrer amanhã. Os tucanos, porém, só devem firmar no sábado acordos para as eleições proporcionais. Enquanto isso, tentam convencer o PPS, que também faz parte da aliança junto com o DEM, a desistir de lançar na disputa ao Senado o advogado Marcelo Cerqueira. O PSDB espera favorecer José Serra na corrida ao Palácio do Planalto ao lançar o máximo de candidatos no país para cargos majoritários. Por isso, defende que Márcio Fortes, que até então seria o vice de Gabeira, seja o candidato tucano ao Senado, reforçando o número 45 no Estado. O outro nome para concorrer a uma vaga na Casa pela coligação é do ex-prefeito Cesar Maia (DEM).

Sirkis, entretanto, avaliou a decisão como suicida, inclusive, com a perspectiva de prejudicar o desempenho de Serra nas eleições nacionais. "A estranha crise desencadeada na véspera da convenção, a se consumar, entrará para os anais da política brasileira como um dos mais extremos e irresponsáveis episódios de molecagem suicida. Sua principal vítima, no final das contas, será a candidatura presidencial de José Serra, cuja performance no Rio já não era das melhores", afirmou. Apesar das críticas, o vereador demonstrou que ainda acredita que o caso possa ser esclarecido com tempo hábil para a convenção e a "crise de véspera entre para a história como uma esdrúxula manobra de beira de abismo seguida de um recuo constrangedor".

"A ser, de fato isso, o Partido Verde manterá a candidatura de Gabeira com quem quiser apoiá-la formal ou informalmente com apoio total da nossa candidata presidencial Marina Silva", acrescentou Sirkis. (Fernando Taquari | Valor)

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Médico Clínico e Sanitarista - Doutor em Saúde Pública - Coronel Reformado do Quadro de Dentistas do Exército. Autor dos livros "Sistemismo Ecológico Cibernético", "Sistemas, Ambiente e Mecanismos de Controle" e da Tese de Livre-Docência: "Profilaxia dos Acidentes de Trânsito" - Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina (UFF) - Disciplinas: Epidemiologia, Saúde Comunitária e Sistemas de Saúde. Professor Titular de Metodologia da Pesquisa Científica - Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). Presidete do Diretório Acadêmico da Faculdade Fluminense de Odontologia. Fundador do PDT, ao lado de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Carlos Lupi, Wilson Fadul, Maria José Latgé, Eduardo Azeredo Costa, Alceu Colares, Trajano Ribeiro, Eduardo Chuy, Rosalda Paim e outros. Ex-Membro do Diretório Regional do PDT/RJ. Fundador do Movimento Verde do PDT/RJ. Foi Diretor-Geral do Departamento Geral de Higiene e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde e Higiene/RJ, durante todo o primeiro mandato do Governador Brizola.