segunda-feira, 21 de junho de 2010

Rio: não há mais focos visíveis de fogo no morro dos Cabritos (Danuza Peixoto)

terra



A assessoria da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smac) do Rio informou, na tarde desta segunda-feira, que não há mais focos visíveis de incêndio na reserva florestal do morro dos Cabritos e seus arredores. Além disso, a secretaria destacou que a área de vegetação queimada é menor do que os 4 hectares que vem sendo projetados.



De acordo com o chefe de comunicação da Smac, Carlos de Laet, a área afetada pelas chamas tem grande quantidade de solo rochoso, com muitas áreas sem cobertura vegetal. Ele afirma, porém, que equipes da prefeitura estão no local para apuras quais foram as principais espécies atingidas para que o reflorestamento anunciado pelo prefeito Eduardo Paes seja feito da maneira correta. "Não vamos sair plantando bananeiras, coqueiros, ipês sem um estudo prévio do que foi destruído", disse De Laet.



Conforme o assessor, a população pode ficar tranquila mesmo que ainda exista algum foco de incêndio não identificado na área. "Não existe na história do Rio incêndio em mata que tenha afetado prédios ou casas", disse De Laet, reconhecendo, porém, que a fumaça pode trazer prejuízos à saúde.



O Corpo de Bombeiros do Rio suspeita que o incêndio que teve início na noite de sábado, foi causado por um balão junino. O prefeito classificou de "palhaço" quem lança esse tipo de artefato e enfatizou que a atividade é um crime ambiental.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Médico Clínico e Sanitarista - Doutor em Saúde Pública - Coronel Reformado do Quadro de Dentistas do Exército. Autor dos livros "Sistemismo Ecológico Cibernético", "Sistemas, Ambiente e Mecanismos de Controle" e da Tese de Livre-Docência: "Profilaxia dos Acidentes de Trânsito" - Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina (UFF) - Disciplinas: Epidemiologia, Saúde Comunitária e Sistemas de Saúde. Professor Titular de Metodologia da Pesquisa Científica - Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). Presidete do Diretório Acadêmico da Faculdade Fluminense de Odontologia. Fundador do PDT, ao lado de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Carlos Lupi, Wilson Fadul, Maria José Latgé, Eduardo Azeredo Costa, Alceu Colares, Trajano Ribeiro, Eduardo Chuy, Rosalda Paim e outros. Ex-Membro do Diretório Regional do PDT/RJ. Fundador do Movimento Verde do PDT/RJ. Foi Diretor-Geral do Departamento Geral de Higiene e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde e Higiene/RJ, durante todo o primeiro mandato do Governador Brizola.