segunda-feira, 31 de maio de 2010

RJ: MP vê indícios de omissão na tragédia do Morro do Bumba (Postado por Danuza Peixoto)

uma análise preliminar de documentos e depoimentos, o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro concluiu haver indícios de omissão do Poder Público Municipal, que, mesmo após ter sido alertado, não teria tomado medidas preventivas para evitar a permanência de moradores nas áreas de risco do Morro do Bumba.

O MP notificou o prefeito de Niterói, Jorge Roberto Silveira, e o Secretário Municipal de Serviços Públicos, Trânsito e Transportes, José Roberto Mocarzel, também presidente da Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento (EMUSA), para prestar informações sobre a tragédia do Morro do Bumba.

Para o Ministério Público, há "indícios de que o secretário Mocarzel e o prefeito Jorge Roberto teriam sido avisados previamente sobre a situação de risco vivenciada por moradores de áreas atingidas por desmoronamentos no Município de Niterói, deixando de tomar qualquer medida protetiva àqueles, fato que, se verdadeiro, poderia gerar responsabilidades na esfera penal".

O procedimento investigatório foi aberto pelo Subprocurador-Geral de Justiça de Atribuição Originária Institucional e Judicial, Antonio José Campos Moreira, a pedido do Procurador-Geral de Justiça, Cláudio Lopes, que, em 20/04. Os Parlamentares pediram a apuração de responsabilidades criminais pelos fatos ocorridos em Niterói após as chuvas de 07 de abril.

Os acidentes causaram mais de 165 mortes no Município, sendo 47 na ocupação conhecida como "Morro do Bumba", construída sobre um lixão desativado. "Se ficar comprovada a relação de causalidade entre eventual negligência do prefeito e do secretário e a tragédia ocorrida, ambos poderão ser responsabilizados criminalmente por homicídios culposos que teriam vitimado os moradores da comunidade", diz o subprocurador-geral de Justiça Antonio José.

O depoimento feito pelo ex-Secretário Municipal de Integração Comunitária, João Batista de Medeiros Júnior, à Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente de Niterói, é citado na petição. Ele afirma ter alertado Silveira e Mocarzel, por e-mails, entre janeiro e março de 2010, sobre os riscos de deslizamento no Morro da Caixa d'Água, nas Ruas Coelho e Otávio de Melo (Chapa Quente), no Morro do Arroz e na Estrada do Viçoso Jardim (Morro do Bumba). O MP menciona, ainda, que teve acesso a cópias dos e-mails, que foram lidos na Presidência da Emusa.

De acordo com o ministério, além de oficiar o prefeito e o secretário Municipal, Antonio José requisita à delegada Juliana Emerique, da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente que encaminhe cópia do Inquérito Policial que apura responsabilidades penais pelas mortes ocorridas no desmoronamento do Morro do Bumba. Também pede à Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente de Niterói que envie cópia dos autos do procedimento instaurado para apurar responsabilidades no âmbito da tutela coletiva.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Médico Clínico e Sanitarista - Doutor em Saúde Pública - Coronel Reformado do Quadro de Dentistas do Exército. Autor dos livros "Sistemismo Ecológico Cibernético", "Sistemas, Ambiente e Mecanismos de Controle" e da Tese de Livre-Docência: "Profilaxia dos Acidentes de Trânsito" - Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina (UFF) - Disciplinas: Epidemiologia, Saúde Comunitária e Sistemas de Saúde. Professor Titular de Metodologia da Pesquisa Científica - Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). Presidete do Diretório Acadêmico da Faculdade Fluminense de Odontologia. Fundador do PDT, ao lado de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Carlos Lupi, Wilson Fadul, Maria José Latgé, Eduardo Azeredo Costa, Alceu Colares, Trajano Ribeiro, Eduardo Chuy, Rosalda Paim e outros. Ex-Membro do Diretório Regional do PDT/RJ. Fundador do Movimento Verde do PDT/RJ. Foi Diretor-Geral do Departamento Geral de Higiene e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde e Higiene/RJ, durante todo o primeiro mandato do Governador Brizola.