sexta-feira, 21 de maio de 2010

Rio é o único município a não declarar gastos com a educação(Postado por Danuza Peixoto)

coordenador do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), Vander de Oliveira, afirmou que o Rio é a única cidade brasileira que nunca preencheu o Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (SIOPE) - sistema eletrônico criado para captar dados das finanças, receitas e despesas ligadas a educação. O sistema é usado para calcular os gastos com à manutenção e desenvolvimento do ensino referentes aos orçamentos de educação da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.

A prestação de contas, regulada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), é obrigatória desde 2007. "É obrigatório na própria Lei de Responsabilidade Fiscal e está previsto na Lei do Fundeb monitorar os recursos. O Rio está irregular porque está recebendo mais recursos do que está colocando para a formação do Fundeb", disse Oliveira.

O Fundeb é voltado à educação básica e ao ensino médio. O fundo é formado por parcela financeira de recursos federais e por verbas provenientes dos impostos e transferências dos estados, Distrito Federal e municípios. A Constituição estabelece que os estados e municípios apliquem 25% dos impostos em educação. O Fundeb capta 20% desses recursos, repassa e distribui para municípios do estado e para o governo de acordo com o número de alunos que a rede de ensino atende.

A aplicação dos recursos tem critérios, segundo Oliveira. "Sessenta por cento desse recurso s ão destinados para a remuneração dos profissionais do magistério que estão atuando efetivamente. Os 40% restantes vão para outras ações ligadas a educação, como construir uma escola, equipar, comprar material."

Em 2010, do Fundeb conta R$ 83 bilhões para todo o país e R$ 5,2 bilhões para o Rio de Janeiro. O do Rio município pode ser prejudicado devido à sua irregularidade. "O Rio está sujeito a prejuízos e deixar de receber recursos do governo, de convênios celebrados com outros ministérios", afirmou Oliveira. A Secretaria de Educação do Município do Rio de Janeiro foi procurada pela Agência Brasil, mas não se manifestou sobre o assunto.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Médico Clínico e Sanitarista - Doutor em Saúde Pública - Coronel Reformado do Quadro de Dentistas do Exército. Autor dos livros "Sistemismo Ecológico Cibernético", "Sistemas, Ambiente e Mecanismos de Controle" e da Tese de Livre-Docência: "Profilaxia dos Acidentes de Trânsito" - Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina (UFF) - Disciplinas: Epidemiologia, Saúde Comunitária e Sistemas de Saúde. Professor Titular de Metodologia da Pesquisa Científica - Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). Presidete do Diretório Acadêmico da Faculdade Fluminense de Odontologia. Fundador do PDT, ao lado de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Carlos Lupi, Wilson Fadul, Maria José Latgé, Eduardo Azeredo Costa, Alceu Colares, Trajano Ribeiro, Eduardo Chuy, Rosalda Paim e outros. Ex-Membro do Diretório Regional do PDT/RJ. Fundador do Movimento Verde do PDT/RJ. Foi Diretor-Geral do Departamento Geral de Higiene e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde e Higiene/RJ, durante todo o primeiro mandato do Governador Brizola.