quarta-feira, 12 de outubro de 2011

PM anuncia nome de novos comandantes de batalhões do RJ (Postado por Erick Oliveira)

A Polícia Militar anunciou, nesta quarta-feira (12), no site da corporação, o nome de vinte novos comandantes de batalhões do Rio. As indicações foram feitas pelos Comandos de Policiamento de Área (CPA), a quem as unidades estão diretamente subordinadas. Os nomes foram escolhidos depois de uma avaliação da ficha disciplinar e judiciária dos oficiais, garantindo que os comandantes comissionados estejam dentro do perfil definido pelo comando da corporação para liderar a tropa.
A mudança acontece depois que o novo comandante da PM, coronel Erir Ribeiro Costa Filho, assumiu o cargo, no dia 29. Ele ocupa a vaga que antes pertencia ao coronel Mário Sérgio Duarte, que pediu exoneração depois de assumir a responsabilidade da escolha do tenente-coronel Cláudio Oliveira – suspeito de ser o mandante da morte da juíza Patrícia Acioli – para assumir o comando do 7º BPM (São Gonçalo).
Prazo mínimo de 1 ano no cargo
Segundo a PM, os novos comandantes deverão permanecer no cargo por um prazo mínimo de um ano - antes não havia prazo mínimo. A ideia é permitir que o oficial conheça melhor a área de atuação da unidade, suas peculiaridades e problemas, além de se aproximar mais da tropa e da comunidade. Caso sejam bem avaliados, eles poderão ter suas nomeações prolongadas por mais um ano.

O processo de renovação no comando dos batalhões continua e até o fim da semana novos nomes devem anunciados pelo comandante-geral da PM. Ao todo, são 41 batalhões, fora os especiais (como Choque, Turismo, Florestal e Meio Ambiente, Rodoviário Estadual e Regimento Coronel Enyr Cony dos Santos).

Confira abaixo a lista com o nomes dos 20 novos comandantes:

2º BPM (Botafogo): tenente-coronel Reynaldo Salvador Lemos
3º BPM (Méier): tenente-coronel Ivanir Linhares Fernandes Filho
4º BPM  (São Cristóvão): tenente-coronel Ronal Langres Freitas de Santana
6º BPM (Tijuca): tenente-coronel Márcio Oliveira Rocha
12º BPM (Niterói): coronel Wolney Dias Ferreira
15º BPM (Duque de Caxias): tenente-coronel Claudio de Lucas Lima
16º BPM (Olaria): tenente-coronel Marcos Vinícius da Silva Mello
17º BPM (Ilha do Governador): tenente-coronel Ezequiel Oliveira de Mendonça
20º BPM (Mesquita): tenente-coronel Marcos Borges Silva
21º BPM (São João de Meriti): tenente-coronel Marcelo Pereira Rocha
22º BPM (Benfica): tenente-coronel Rogério Martins da Silva
23º BPM (Leblon): coronel Álvaro Sérgio Alves de Moura
25º BPM (Cabo Frio): coronel Gilmar Barros dos Reis
34º BPM (Magé): tenente-coronel Ricardo Bakr de Souza Faria
35º BPM (Itaboraí): tenente-coronel Wagner Guerci Nunes
39º BPM (Belford Roxo): tenente-coronel Célia Gonçalves Rodrigues
BPRv: tenente-coronel Oderlei dos Santos Alves de Souza
BPFMA: tenente-coronel André Luíz Araujo Vidal
RCECS: tenente-coronel Cláudia de Mello Lovain M. Cardozo
BPTur: tenente-coronel Joseli Cândido da Silva
Maré
O coronel Amaury Simões, que havia sido escolhido no dia 5 de outubro como novo comandante do 22º BPM (Maré), deve continuar à frente do 5º BPM (Praça da Harmonia). Segundo a assessoria da PM, a lista foi decidida numa reunião na terça-feira (11).
Mudanças
O nome do novo comandante da PM foi anunciado no dia 29 de setembro. Após a escolha, o coronel Erir Ribeiro Costa Filho começou as mudanças na corporação, indicando como novo corregedor da PM o coronel Waldyr Soares Filho.
Também foram empossados o novo Chefe de Estado Maior Operacional, coronel Alberto Pinheiro Neto, e a chefe de Gabinete do comando da PM, coronel Kária Neri Boaventura.
No dia 1º, foi anunciado que o novo Relações Públicas da corporação será o coronel Frederico Caldas, que comandava o 23° BPM (Leblon). Já o coronel Ibis Pereira da Silva passa a comandar a Academia de Polícia Militar Dom João VI.
O coronel Luiz Castro comandará o 1º Comando Policiamento de Área, responsável pelos batalhões da capital. No cargo de coordenador de Inteligência foi nomeado o tenente-coronel Antonio Jorge Goulart Matos; o diretor de Logística será o coronel Carlos Mendes Gomes de Oliveira.
Já no dia 3, em nova reunião da cúpula foram definidas mais mudanças na PM. O coronel Rogério Seabra Martins assume o Comando de Polícia Pacificadora (CPP), no lugar do coronel Robson Rodrigues, que vai para a chefia do Estado Maior Administrativo.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Médico Clínico e Sanitarista - Doutor em Saúde Pública - Coronel Reformado do Quadro de Dentistas do Exército. Autor dos livros "Sistemismo Ecológico Cibernético", "Sistemas, Ambiente e Mecanismos de Controle" e da Tese de Livre-Docência: "Profilaxia dos Acidentes de Trânsito" - Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina (UFF) - Disciplinas: Epidemiologia, Saúde Comunitária e Sistemas de Saúde. Professor Titular de Metodologia da Pesquisa Científica - Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). Presidete do Diretório Acadêmico da Faculdade Fluminense de Odontologia. Fundador do PDT, ao lado de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Carlos Lupi, Wilson Fadul, Maria José Latgé, Eduardo Azeredo Costa, Alceu Colares, Trajano Ribeiro, Eduardo Chuy, Rosalda Paim e outros. Ex-Membro do Diretório Regional do PDT/RJ. Fundador do Movimento Verde do PDT/RJ. Foi Diretor-Geral do Departamento Geral de Higiene e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde e Higiene/RJ, durante todo o primeiro mandato do Governador Brizola.