sexta-feira, 9 de março de 2012

STJ concede habeas corpus a Aniz Abraão David, patrono da Beija-Flor (Postado por Lucas Pinheiro)

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) concedeu o habeas corpus a Aniz Abraão David, conhecido como Anísio. A informação foi confirmada nesta sexta-feira (9) pela assessoria do STJ. Ele é apontado pela polícia como banqueiro do jogo do bicho. A decisão é do ministro da 6ª Turma do STJ, ministro Sebastião Reis Júnior.

Procurado pelo G1, o Tribunal de Justiça do Rio informou que ainda não recebeu nenhum documento do Superior Tribunal de Justiça.

No dia 28, o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) negou o habeas corpus a Anísio.

Patrono da escola de samba Beija-Flor de Nilópolis, Anísio está preso desde 11 de janeiro.  Na manhã desta sexta, o STJ informou ainda que outro suspeito de envolvimento com o jogo do bicho ganhou habeas corpus: Luizinho Drummond.

Anísio segue em estado estável mas ainda sem previsão de alta no Hospital Pró-Cardíaco, em Botafogo, na Zona Sul do Rio. Ele está internado desde 13 de fevereiro. Segundo informações da unidade, ele sofre de uma "cardiopatia hipertensiva" e foi internado "para investigação clínica de distúrbios gastrointestinais e otorrinolaringológicos."

Prisão na rua
Anísio foi preso por policiais civis em frente a um laboratório médico, na esquina da Rua Joaquim Nabuco com a Avenida Nossa Senhora de Copacabana, em Copacabana.

De acordo com a assessoria do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), advogados de Anísio deram entrada no pedido de habeas corpus para o contraventor em 10 de janeiro, mas o pedido também foi negado.

O habeas corpus concedido a Anísio foi uma extensão do benefício que a Justiça deu há cerca de um mês a outro suspeito de envolvimento com o jodo do bicho, o presidente da escola de samba Grande Rio, Hélio Ribeiro de Oliveira, o Helinho da Grande Rio.

Operação Dedo de Deus
Anísio estava desaparecido desde o final de dezembro, quando a Polícia Civil desencadeou a operação para prender envolvidos com o jogo do bicho. Na Operação Dedo de Deus, policiais desceram de rapel de um helicóptero na cobertura que seria de Anisío, em Copacabana.

Os policiais estiveram no barracão da Beija-Flor, na Cidade do Samba, Zona Portuária, onde foram apreendidos dinheiro e computadores.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Médico Clínico e Sanitarista - Doutor em Saúde Pública - Coronel Reformado do Quadro de Dentistas do Exército. Autor dos livros "Sistemismo Ecológico Cibernético", "Sistemas, Ambiente e Mecanismos de Controle" e da Tese de Livre-Docência: "Profilaxia dos Acidentes de Trânsito" - Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina (UFF) - Disciplinas: Epidemiologia, Saúde Comunitária e Sistemas de Saúde. Professor Titular de Metodologia da Pesquisa Científica - Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). Presidete do Diretório Acadêmico da Faculdade Fluminense de Odontologia. Fundador do PDT, ao lado de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Carlos Lupi, Wilson Fadul, Maria José Latgé, Eduardo Azeredo Costa, Alceu Colares, Trajano Ribeiro, Eduardo Chuy, Rosalda Paim e outros. Ex-Membro do Diretório Regional do PDT/RJ. Fundador do Movimento Verde do PDT/RJ. Foi Diretor-Geral do Departamento Geral de Higiene e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde e Higiene/RJ, durante todo o primeiro mandato do Governador Brizola.