quinta-feira, 15 de março de 2012

Maracanã tem 39% das obras prontas, diz Secretaria de Obras (Postado por Lucas Pinheiro)

A Secretaria estadual de Obras informou, nesta quinta-feira (15), que 39% das obras do Estádio do Maracanã, na Zona Norte do Rio de Janeiro, estão prontas. Atualmente, a arquibancada inferior está em fase de construção da estrutura, aterro da área e instalação de pré-moldados, que são fabricados dentro do próprio canteiro de obras. A finalização do fechamento do anel da arquibancada está prevista para setembro.

Na parte da cobertura, foi iniciada a perfuração de 60 pilares para instalação da ancoragem, segundo a secretaria. A estrutura está sendo preparada para receber a nova cobertura, que está sendo fabricada em Minas Gerais, na Espanha, Alemanha e Suíça. A previsão é que a nova cobertura comece a ser instalada em novembro.

O processo de construção das 110 unidades de camarotes, segundo a secretaria, já foi iniciado, com a preparação da laje. Os camarotes, que serão construídos em dois níveis, serão acessados por quatro torres que ligarão o térreo aos pavimentos superiores do estádio. A rede de drenagem ao redor do campo e quatro novas rampas de acesso e as rampas do Bellini e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) estão em fase de conclusão. De acordo com o projeto, elas vão proporcionar o esvaziamento do estádio em até oito minutos.

As muretas que separam o campo das arquibancadas já estão prontas, assim como o túnel norte, para acesso dos veículos ao campo, ainda de acordo com a secretaria.

Atualmente, trabalham nas obras mais de 4,6 mil trabalhadores e, até o fim deste mês, o número chegará a 5,2 mil, segundo o Consórcio Maracanã Rio 2014, responsável pelas obras. O estádio passa por obras de reforma e modernização para se adequar às recomendações da Fifa, que priorizam mais conforto e segurança ao torcedor. O projeto, porém, não altera a concepção original do estádio, construído para a Copa de 1950 e que será entregue em 28 de fevereiro de 2013.

Ainda de acordo com a secretaria, a reforma do Maracanã é referência para as outras sedes. A pedido do governo da Bahia, a Empresa de Obras Públicas (Emop), da Secretaria estadual de Obras, vai assessorar a segunda fase da construção do novo estádio da Fonte Nova, em Salvador.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Médico Clínico e Sanitarista - Doutor em Saúde Pública - Coronel Reformado do Quadro de Dentistas do Exército. Autor dos livros "Sistemismo Ecológico Cibernético", "Sistemas, Ambiente e Mecanismos de Controle" e da Tese de Livre-Docência: "Profilaxia dos Acidentes de Trânsito" - Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina (UFF) - Disciplinas: Epidemiologia, Saúde Comunitária e Sistemas de Saúde. Professor Titular de Metodologia da Pesquisa Científica - Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). Presidete do Diretório Acadêmico da Faculdade Fluminense de Odontologia. Fundador do PDT, ao lado de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Carlos Lupi, Wilson Fadul, Maria José Latgé, Eduardo Azeredo Costa, Alceu Colares, Trajano Ribeiro, Eduardo Chuy, Rosalda Paim e outros. Ex-Membro do Diretório Regional do PDT/RJ. Fundador do Movimento Verde do PDT/RJ. Foi Diretor-Geral do Departamento Geral de Higiene e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde e Higiene/RJ, durante todo o primeiro mandato do Governador Brizola.