sábado, 17 de dezembro de 2011

Vazamento de 10 mil litros de óleo no RJ está controlado, diz Inea (Postado por Lucas Pinheiro)

O vazamento de 10 mil litros de óleo de um navio da empresa Modec, que faz trabalho de manutenção na Bacia de Campos, foi controlado. A informação é da presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Marilene Ramos.

Segundo nota enviada nesta sábado (17) pela assessoria do Inea, técnicos sobrevoaram a região do acidente pela manhã e constataram que o óleo está diluído e não tem mais condições de ser recolhido. O local do acidente fica perto de Ilha Grande, em Angra dos Reis, no Sul Fluminense.

"O sobrevoo feito neste sábado constatou que a mancha está se diluindo naturalmente, transformando-se numa fina lâmina que impede o recolhimento. Embarcações farão então a dispersão mecânica do óleo com jatos d´água. O Inea vai continuar monitorando o trabalho e a trajetória da mancha", diz a nota oficial do Inea.

Multa
O acidente, segundo o Inea, foi provocado por falha humana, na sexta-feira (16), quando o navio se dirigia a um estaleiro em Angra dos Reis, para manutenção. Ainda segundo o Inea, a empresa, conforme a legislação, deverá ser multada pela Capitania dos Portos.

O G1 tentou falar com a Modec, mas até a publicação desta reportagem não conseguiu contato com a empresa.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Médico Clínico e Sanitarista - Doutor em Saúde Pública - Coronel Reformado do Quadro de Dentistas do Exército. Autor dos livros "Sistemismo Ecológico Cibernético", "Sistemas, Ambiente e Mecanismos de Controle" e da Tese de Livre-Docência: "Profilaxia dos Acidentes de Trânsito" - Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina (UFF) - Disciplinas: Epidemiologia, Saúde Comunitária e Sistemas de Saúde. Professor Titular de Metodologia da Pesquisa Científica - Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). Presidete do Diretório Acadêmico da Faculdade Fluminense de Odontologia. Fundador do PDT, ao lado de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Carlos Lupi, Wilson Fadul, Maria José Latgé, Eduardo Azeredo Costa, Alceu Colares, Trajano Ribeiro, Eduardo Chuy, Rosalda Paim e outros. Ex-Membro do Diretório Regional do PDT/RJ. Fundador do Movimento Verde do PDT/RJ. Foi Diretor-Geral do Departamento Geral de Higiene e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde e Higiene/RJ, durante todo o primeiro mandato do Governador Brizola.