domingo, 4 de dezembro de 2011

Rio testará sistema de detecção de disparos de armas de fogo (Postado por Danuza Peixoto)


Um sistema de detecção de disparos de armas de fogo começará a funcionar no Rio de Janeiro a partir de fevereiro. Ele tem por objetivo dar mais agilidade às informações sobre tiroteios na cidade e às denúncias que chegam à polícia pelas ouvidorias. Nesta segunda-feira começam os testes de calibragem para determinar os registros acústicos dos diferentes tipos de calibre de armas em ambiente urbano real.
O sistema de detecção de tiros, chamado Shot Spotter, funcionará com mais de 70 sensores sonoros camuflados em diversos pontos da Tijuca e do Maracanã, na zona norte do Rio. No momento em que uma arma de fogo for disparada, informações como quantidade de tiros e o calibre do armamento serão enviados para a central de comando em até 6 segundos. O sistema ainda diferencia sons similares como os de fogos de artifício, escapamento de veículos ou helicópteros, e os grava, permitindo uso posterior para possíveis análises periciais.
A Secretaria Estadual de Segurança Pública fará 15 testes de calibragem durante a noite nas ruas dos bairros da Tijuca, do Maracanã, de Vila Isabel e do Andaraí, além da Quinta da Boa Vista. Os disparos serão feitos por atiradores de elite da Polícia Militar e integrantes do Centro de Instrução Especializada em Armamento e Tiro (Cieat). Os alvos serão sacos de areia montados nas vias especialmente para esta finalidade. Para assegurar que não haja quaisquer riscos de segurança, as áreas serão isoladas e o tráfego de veículos e pedestres interrompido por uma hora.
De acordo com o superintendente de Monitoramento e Sensores da Secretaria de Segurança, George Freitas de Souza, os sensores começaram a ser instalados em 2009 com um investimento de R$ 1,3 milhão. Para ele, o novo sistema ajudará na apreensão de armas de fogo. "Na questão envolvendo apreensão de armas de fogo, o Shot Spotter será mais uma ferramenta à nossa disposição", disse ele ao garantir ainda que outros sistemas de segurança serão implantados em breve no Rio.
Terra

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Médico Clínico e Sanitarista - Doutor em Saúde Pública - Coronel Reformado do Quadro de Dentistas do Exército. Autor dos livros "Sistemismo Ecológico Cibernético", "Sistemas, Ambiente e Mecanismos de Controle" e da Tese de Livre-Docência: "Profilaxia dos Acidentes de Trânsito" - Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina (UFF) - Disciplinas: Epidemiologia, Saúde Comunitária e Sistemas de Saúde. Professor Titular de Metodologia da Pesquisa Científica - Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). Presidete do Diretório Acadêmico da Faculdade Fluminense de Odontologia. Fundador do PDT, ao lado de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Carlos Lupi, Wilson Fadul, Maria José Latgé, Eduardo Azeredo Costa, Alceu Colares, Trajano Ribeiro, Eduardo Chuy, Rosalda Paim e outros. Ex-Membro do Diretório Regional do PDT/RJ. Fundador do Movimento Verde do PDT/RJ. Foi Diretor-Geral do Departamento Geral de Higiene e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde e Higiene/RJ, durante todo o primeiro mandato do Governador Brizola.