quarta-feira, 30 de abril de 2014

Lindbergh e Jandira Feghali promovem união entre PT e PCdoB no Estado


29/4/2014 13:56
Por Redação, com Bruno Ferrari/ACS - do Rio de Janeiro



Jandira e Lindberg (C) comemoram a união entre o PT e o PCdoB no Estado do Rio
Jandira e Lindberg (C) comemoram a união entre o PT e o PCdoB no Estado do Rio
Pré-candidato ao governo do Estado do Rio de Janeiro na legenda do PT, o senador Lindbergh Farias consolidou, nas últimas 24 horas, o apoio de uma das legendas que mais cresce no país. O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) anunciou, na noite passada, a decisão de apoiar a candidatura do líder petista, por uma decisão majoritária de sua direção estadual. O PCdoB retirou a pré-candidatura ao governo da deputada federal e líder da bancada comunista em Brasília, Jandira Feghali, para integrar uma aliança, já histórica, com o Partido dos Trabalhadores, em defesa das reformas estruturais, ou como chama Jandira, “as reformas de base do século XXI”.
Os dois partidos convocaram o ato político, realizado no centro da cidade, que lotou as dependências de um hotel com a forte presença da militância e de quadros políticos de direção das duas legendas, além de intelectuais, integrantes dos movimentos sociais e sindical, artistas, parlamentares, entre outras personalidades progressistas.
No auditório lotado, o ambiente era de entusiasmo e confiança. A mesa do ato foi composta pelo presidente estadual do PCdoB, João Batista Lemos; pelo presidente estadual do PT, Washington Quaquá; pelo senador Lindbergh Farias; a deputada Jandira Feghali; a deputada federal Benedita da Silva; deputado estadual Zaqueu Teixeira; o vice prefeito do Rio, Adilson Pires; o deputado estadual Robson Leite; Ronaldo Leite, presidente da CTB; e também pelo representante da CUT.
Antes dos pronunciamentos, o médico e ex-secretário de Saúde do Estado do Rio José Noronha fez a leitura de um manifesto composto e assinado por intelectuais, artistas, acadêmicos, e nomes progressistas e importantes do cenário político-social do Rio de Janeiro. Após a leitura do manifesto, o presidente estadual do PT, Washington Quaquá foi o primeiro a falar e fez questão de valorizar a aliança com o PCdoB e a unidade da esquerda na busca por um Rio de Janeiro e um Brasil mais justo para a classe trabalhadora:
– Nós que somos de esquerda, que somos socialistas, comunistas, queremos a mudança social e protagonismo do povo, nós não queremos o povo somente como eleitores, não queremos o povo como massa de manobra. Nós queremos o povo como agente da transformação social. E aqui eu não tenho dúvida, que nós do PT e os companheiros do PCdoB, que Lindbergh e Jandira, são no Rio um projeto pra mudar a vida do povo do Estado, para acabar com a hegemonia conservadora do Rio de Janeiro, para acabar com essa gente que trata o povo como um detalhe, que trata a favela como um território a ser ocupado, e que trata os negros, os pobres e os trabalhadores como se fossem inimigos a serem abatidos – afirmou o presidente do PT regional.
Presidente do PCdoB, João Batista Lemos, por sua vez, valorizou a unidade, e afirmou que o momento é de unir forças para avançar cada vez mais.
– Desde 2003, fizemos uma virada, e o momento agora é de unidade, de unir forças para defender esse ciclo de mudanças iniciado por Lula e continuado por Dilma. Esse é o momento importante de defender as conquistas sociais desses governos de Lula e Dilma (…)
É necessário um núcleo de esquerda, é necessário defender as conquistas sociais, mas também é preciso avançar na luta pelas reformas estruturais em nosso país. É preciso articular as conquistas com a necessidade da mudança. Por isso aqui no Rio de Janeiro, a resolução da reunião que nós tivemos na direção estadual do PCdoB, contando com a generosidade de Jandira, com esse pensamento mais estadista, de abrir mão da candidatura ao governo do Estado para compor uma Frente de esquerda e popular aqui no Rio de Janeiro, apoia a candidatura de Lindbergh Farias para governador – afirmou Batista.
Novo ciclo
Na sequência, o senador da república e pré-candidato ao governo do Estado pela Frente composta pelos comunistas e petistas, Lindbergh afirmou ser necessário “um novo ciclo de mudanças em nosso país, para que a gente continue avançando”.
– Mas precisamos ter unidade, e por acho que aqui no Rio de Janeiro estamos apenas no começo de um processo; a unidade do PT e do PCdoB é uma largada de um processo,e que eu tenho certeza que no final de tudo nós vamos conseguir construir uma grande Frente Popular para disputar e ganhar as próximas eleições. Nunca foi tão necessário um governo de esquerda no Rio de Janeiro, um governo que dialogue com o povo e com a juventude, que tenha capacidade de fazer mediações. É preciso construir um novo caminho e é isso que aliança do PT e do PCdoB sinaliza aqui. Uma aliança que agregue gente, que pense que a saúde, a educação, a vida das pessoas deve ser tratada como prioridade – pontuou Lindbergh.
O senador petista ainda fez questão de agradecer e elogiar o PCdoB e seu comprometimento com a luta por avanços do país e com o projeto da esquerda.
– Queria muito agradecer ao PCdoB, nenhuma força política é tão responsável e comprometida com um projeto de esquerda no Brasil como o PCdoB. O PCdoB nunca hesitou, em nenhum momento, em apoiar nossa presidenta Dilma. Jandira Feghali, que é uma das maiores referências da esquerda no Brasil, reconhecida aqui no Estado em setores populares, no meio da Cultura, agrega muito pelo seu trabalho na área da saúde. Jandira é um nome que orgulha a esquerda brasileira e a esquerda do Rio de Janeiro – acrescentou.
Durante o discurso, Lindbergh formalizou o convite, em nome da candidatura e do PT, para que Jandira Feghali seja a candidata ao senado pela Frente Popular construída pelos dois partidos.
Entusiasmo
Na sequência, Jandira falou e afirmou a importância dessa unidade de esquerda para a construção de um projeto mais avançado e popular no Rio de Janeiro, e salientou que o partido e ela recebem com muito entusiasmo o convite para a candidatura ao senado, e que o tema será debatido pela direção comunista nos próximos dias.
– Esse momento caracteriza uma primeira resposta que nós do PCdoB avaliamos importante, nós vivenciamos esses meses de luta política no Estado, com a aliança da situação no Rio de Janeiro dizendo que a esquerda vivia no isolamento, que esse isolamento perduraria e que nós não teríamos nenhuma chance. Então o PCdoB, como força consciente política e de esquerda, entendeu que o seu movimento em direção a essa unidade política era dizer aos conservadores desse Estado que nós não permitiríamos esse isolamento e que nós construiríamos uma unidade de esquerda no Rio de Janeiro para ganhar as eleições desse ano – afirmou Jandira.
Jandira salientou, ainda, que o objetivo da nova aliança é “construir uma plataforma avançada, porque temos que dar um salto para frente”.
– Não há como conviver mais com uma política que discrimina e mata o seu povo por falta de políticas públicas. Temos que olhar para esse estado de uma outra forma. Estamos confiantes nessa nossa capacidade política para conseguir essa vitória, e dar uma grande virada na história política do Rio de Janeiro, uma grande vitória do povo do nosso Estado – concluiu.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Médico Clínico e Sanitarista - Doutor em Saúde Pública - Coronel Reformado do Quadro de Dentistas do Exército. Autor dos livros "Sistemismo Ecológico Cibernético", "Sistemas, Ambiente e Mecanismos de Controle" e da Tese de Livre-Docência: "Profilaxia dos Acidentes de Trânsito" - Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina (UFF) - Disciplinas: Epidemiologia, Saúde Comunitária e Sistemas de Saúde. Professor Titular de Metodologia da Pesquisa Científica - Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). Presidete do Diretório Acadêmico da Faculdade Fluminense de Odontologia. Fundador do PDT, ao lado de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Carlos Lupi, Wilson Fadul, Maria José Latgé, Eduardo Azeredo Costa, Alceu Colares, Trajano Ribeiro, Eduardo Chuy, Rosalda Paim e outros. Ex-Membro do Diretório Regional do PDT/RJ. Fundador do Movimento Verde do PDT/RJ. Foi Diretor-Geral do Departamento Geral de Higiene e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde e Higiene/RJ, durante todo o primeiro mandato do Governador Brizola.