sexta-feira, 27 de maio de 2011

Mãe de crianças queimadas no RJ será indiciada, confirma delegado (Postado por Erick Oliveira)

A mãe e o padrasto das quatro crianças que foram queimadas enquanto dormiam em casa , em São João de Meriti, na Baixada Fluminense, na noite de quinta (26), serão indiciados pela Polícia Civil. Segundo o delegado titular da 54ª DP (Belford Roxo), André Pieroni, a mãe, Marina do Nascimento Batista, será indiciada por abandono de incapaz, e o padrasto, Alessandro Vieira de Souza, por omissão de socorro.
De acordo com o delegado, a mãe das crianças alegou em depoimento que deixou os filhos em casa enquanto foi até a casa da cunhada, que fica na rua. Ela informou que o padrasto estava no quarto com as crianças, e que havia trancado a porta com um cadeado.
“Desconfiamos dessa versão e fomos até o local. Vizinhos contaram que um rapaz conseguiu arrombar a porta da casa e salvar as crianças, que pediam socorro e saíram em direção à casa do padrasto, que fica do outro lado da rua. Segundo relato dos vizinhos e do próprio padrasto, ele não estava com as crianças na hora do fogo”, disse Pieroni.
O delegado informou, ainda, que o padrasto negou socorro as crianças. “Ele ouviu as crianças baterem na porta e abriu, mas negou socorro. Estava embriagado. Ele será indiciado por omissão de socorro, mas não deve ficar preso”, explicou. Já a mãe, segundo o delegado, ficará presa.

Vizinho salvou crianças
As crianças foram salvas por um vizinho que ouviu os gritos de socorro. "Eu ouvi socorro, socorro, socorro. Arrombei a porta e comecei a tirar as crianças", descreveu Thiago Chaves.
Ele conta que, do quintal, sentiu o cheiro da fumaça. "Eu estava no meu quintal, que é ao lado da casa que pegou fogo, quando senti um cheiro de fumaça e ouvi os gritos. Fui correndo e tive que arrombar a porta. Elas estavam com o corpo queimado e pediam ajuda". Segundo ele, que ainda não teve informação sobre o estado de saúde das crianças, elas foram levadas para o hospital em um carro de outro vizinho.
Crianças estão em estado grave
Os quatro irmãos queimados estão internados em estado grave em três hospitais diferentes, segundo informaram os médicos que cuidam das crianças.
De acordo com a assessoria da Secretaria municipal de Saúde, o menino de 8 anos, que está no Centro de Tratamento de Queimados Infantil do Hospital Souza Aguiar, no Centro do Rio, teve cerca de 90% do corpo atingido pelo fogo e é o que inspira mais cuidados. Ele corre risco de morrer.
As outras três crianças estão em hospitais estaduais. Segundo a Secretaria estadual de Saúde, a menina de 5 anos e o menino de 6 anos foram internados no Hospital Adão Pereira Nunes, em Saracuruna, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. A menina sofreu queimaduras em 70% do corpo e o menino teve 60% do corpo queimado.
Já o menino de 10 anos foi levado para o Hospital Albert Schweitzer, em Realengo, na Zona Oeste. Segundo a secretaria, ele tem de 40% a 50% do corpo queimado.

terça-feira, 24 de maio de 2011

Morre no Rio Abdias Nascimento, ativista do Movimento Negro (Postado por Erick Oliveira)

O ativista do movimento negro Abdias Nascimento morreu na noite de segunda-feira (23). A informação foi confirmada pelo Centro de Articulação de Populações Marginalizadas (Ceap) na tarde desta terça-feira (24).
Segundo Ivanir Santos, do conselho estratégico do Ceap, Abdias, de 98 anos, estava internado no Hospital dos Servidores, no Centro do Rio, há dois meses e sofria de diabetes.
Ativista desde a década de 1930, Abdias fundou o Teatro Experimental do Negro (TEN) em 1944 e criou o Instituto de Pesquisas e Estudos Afro Brasileiros (Ipeafro) em 1981 para continuar sua luta pelos direitos do povo negro, sobretudo nas áreas da educação e da cultura. Abdias também foi deputado federal, senador e secretário de Defesa e Promoção das Populações Afro-Brasileiras do Estado do Rio de Janeiro, de 1991 a 1994.
O velório e enterro do ativista ainda não têm local nem data definidos.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Corregedoria pode punir policial que usou algemas como 'adorno' no RJ (Postado por Erick Oliveira)

O policial civil que usou várias algemas como "adorno" durante a transferência de Verônica Verone, a jovem que confessou ter matado um empresário em Niterói, na Região Metropolitana do Rio, pode ser punido. A informação foi confirmada nesta quinta-feira (19) pelo corregedor da Polícia Civil, Gilson Emiliano. O corregedor afirmou que "algemas não deveriam servir como adorno e fantasia".
Segundo Emiliano, o agente vai responder a um processo administrativo disciplinar e pode pegar uma suspensão de 41 a 90 dias.
"Instaurei ontem (quarta-feira) uma sindicância disciplinar porque, em tese, ele violou o código de ética policial, na medida em que ele determina o exercício da função com probidade, moderação e discrição", disse.
O agente ainda não foi ouvido e é aguardado, na sexta-feira (20), na Corregedoria Interna da Polícia Civil, onde vai prestar esclarecimentos. De acordo com Gilson Emiliano, o depoimento será fundamental para que ele descubra porque o agente carregava tantas algemas.
"Uma das coisas que queremos saber é o porquê dele estar com tantas algemas, se existem policiais que reclamam, às vezes, da sua falta", finalizou.

terça-feira, 17 de maio de 2011

'Se não permitem, então não vão', diz Cabral sobre fardados em Parada Gay (Postado por Erick Oliveira)

Depois de autorizar policiais e bombeiros a irem uniformizados à Parada Gay e causar polêmica, o governador do Rio, Sérgio Cabral, afirmou, nesta terça-feira (17), que a declaração dada na segunda-feira (16) não foi uma decisão, mas sim uma citação do que é feito nos “países civilizados”, ao ser informado de que algumas corporações têm regras próprias sobre o uso das fardas.
“Se não permitem, então não vão, se essa é a regra atual. Eu só quis destacar, não é uma decisão do governador, eu chamei a atenção que na Europa e nos Estados Unidos nas Paradas Gays, as instituições, policiais ou não policias, muitas vezes se fazem representar com os seus representantes uniformizados, com um carro da corporação, Corpo de Bombeiros. (...) Não é uma discussão para ser levada dessa maneira”, disse ele.
No entanto, na página oficial do governo do Rio, a autorização dada por Cabral na segunda continua entre os destaques no início da tarde desta terça.
O comandante geral da Polícia Militar do Rio de Janeiro, coronel Mario Sergio Duarte, ressaltou que dentro da polícia não é permitido usar farda e armas em eventos que não sejam da corporação. Para o comandante, a fala de Cabral foi apenas uma forma de apoio à tolerância.
Na segunda, o governador disse, inclusive, que autorizaria o uso das viaturas na Parada. O anúncio foi feito durante o lançamento da Campanha Rio Sem Homofobia, que teve início nesta terça e será veiculada nas rádios, televisões, cartazes, outdoors, busdoor, mobiliário urbano, folhetos, além de um site e itens promocionais, como camisetas, barracas de praia e blocos.
Nesta terça se comemora o Dia Mundial de Combate à Homofobia. O tema ganhou uma data comemorativa desde 1993, e este ano terá a adesão de 102 países, entre eles o Brasil, que vai marcar a luta do movimento GLBT (gays, lésbicas, bissexuais e transexuais).

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Fãs prometem bigodes e rosas para show de Miley Cyrus no Rio (Postado por Erick Oliveira)

Rosas, balões e até bigodes postiços. Os fãs da cantora americana Miley Cyrus não medem esforços quando o assunto é homenagear a “musa teen”, que se apresenta nesta sexta-feira (13), no HSBC Arena, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. Desde a semana passada adolescentes já “acampavam” em frente ao estádio. Tudo para conseguir o lugar mais perto do palco.Os ingressos para o show do Rio  já estão esgotados. Será a primeira vez que Miley Cyrus se apresentará no Brasil. Além da capital fluminense, a turnê “Gypsy heart” também passará por São Paulo, no dia 14 de maio. O repertório é pautado nas músicas do quarto disco da cantora, "Can’t be tamed" (2010). Mas não devem faltar outros hits como "7things" e "Party in the U.S.A".Para receber a cantora, os fãs do Rio de Janeiro preparam uma série de surpresas que inclui ainda cartazes, camisetas, lanternas e uma mensagem em vídeo. O estudante Igor Benhuy, de 18 anos, adiantou que alguns fãs usarão bigodes postiços durante o show, já que, segundo ele, essa é uma das paixões da musa. Em março, Miley surgiu com um desses acessórios num programa de televisão.

“Temos certeza de que ela vai gostar. A Miley é uma apaixonada por bigodes. Ele já apareceu na televisão várias vezes usando bigodes de mentira e tem uma coleção de fotos em casa. Nada melhor do que compartilhar essa paixão com ela. Além disso, a gente também pretende puxar um coro, lançar rosas vermelhas”, contou o fã, que mora na Taquara, também na Zona Oeste.

Para ajudar a compor o visual, a fã Stephanie Rangel, de 17 anos, fez uma almofada em forma de bigodes para presentear a cantora. Ela contou que fez o desenho e pediu ajuda para a tia, que é costureira. “Eu sabia que as pessoas levariam ursos de pelúcia e bonecas, por isso eu pensei em algo diferente. E não há nada no mundo que a Miley gosta mais do que bigodes”, explicou.Ansiosa para ver a musa de perto, a pequena Ticiana Santos, de 9 anos, disse que tem sonhado com o show todos os dias. Ela confessou que espera poder receber um simples aceno ou toque da cantora. Com um cartaz nas mãos, Ticiana contou, ainda, que vai usar uma roupa especial para compor o “look” no dia da apresentação.

“Eu pretendo usar uma calça com o nome dela em cada perna e uma camisa com a frase ‘I love you’ (‘eu te amo’, em inglês), nas costas. Eu sempre sonho com ela me chamando para cantar no palco com ela ou até mesmo trocando telefone comigo! Eu tenho esperado muito por esse momento. Eu acho que vou chorar do começo ao fim”, disse Ticiana.

Pop com uma pitada de rockDurante show realizado em Quito, no Equador, no dia 29 de abril, Miley Cyrus mostrou sua versão roqueira ao cantar uma música do Nirvana. A canção escolhida para a cover foi "Smells like teen spirit", maior sucesso da banda grunge liderada por Kurt Cobain (1967-1994). Os fãs brasileiros aprovaram a performance e se dizem ansiosos para ouvir a versão ao vivo.“Eu acho que foi uma combinação que deu certo. Como fã do Nirvana e da Miley, acho que ela fez jus ao clássico. Sem falar que é uma oportunidade dos fãs mais novos conhecerem o Nirvana”, defendeu a “pop-roqueira” Isabella Bianchi, de 18 anos.

Já Norton Barbosa, de 18 anos, que está “acampado” em frente ao HSBC Arena desde o dia 28 de abril, contou que não é fã do Nirvana, mas aprendeu a gostar da música: “Eu gosto muito dessa parte do show porque é um momento emocionante e único”, disse.

O melhor de dois mundosMiley Cyrus ganhou fama como estrela do seriado juvenil "Hannah Montana". No papel de uma adolescente dividida entre os palcos e a escola, ela conseguiu atrair a atenção de milhares de adolescentes. Seu primeiro álbum, “Meet Miley Cyrus”, vendeu mais de 326 mil cópias na semana de lançamento. Somente nos EUA já foram vendidas mais de 3,2 milhões de unidades.
Fã da cantora desde a estreia da série no Brasil, Joyce Messias, de 15 anos, disse que Miley é um exemplo. “Ela é normal como qualquer outra adolescente. Ela passa pelos mesmos problemas que a gente e coloca tudo isso nas canções. Ela consegue mexer com a gente. Como em ‘The climb’, onde ela mostra que temos que aprender com as perdas”.

Com os ingressos já esgotados, a pequena Maria Paula Vasconcelos, de 9 anos, tem esperanças de conseguir uma foto da musa no hotel. Fã da “Hannah Montana”, ela faz questão de se vestir a caráter.
“Eu tenho DVDs e CDs com todas as músicas dela. Meu último aniversário foi da Hannah Montana. Eu ficarei feliz só com um sorriso dela”, afirmou.
Miley Cyrus no Brasil
Rio de Janeiro
Quando: 13 de maio, às 21h30
Onde:
HSBC Arena - Av. Embaixador Abelardo Bueno, 3401, Barra da Tijuca
Ingressos: Esgotados
São Paulo
Quando:
14 de maio, às 21h30
Onde: Anhembi - Av. Olavo Fontoura, 1209, Santana
Ingressos: R$ 700 (pista premier) e R$ 340 (pista)

terça-feira, 10 de maio de 2011

Vendas do Rock in Rio no Engenhão começam com longas filas (Postado por Erick Oliveira)


Começou nesta terça-feira (10) com longas filas as vendas de ingressos para o Rock in Rio no Estádio Olímpico João Havelange (Engenhão), na Zona Norte do Rio de Janeiro. As compras em dinheiro são feitas pela bilheteria norte e as com cartão na leste. São 16 pontos de vendas no estádio. Segundo a organização do Rock in Rio, foram distribuídas 16 mil senhas na fila do Engenhão. A venda será concentrada no estádio a partir desta quarta-feira (11). Quiosques em shoppings não venderão mais ingressos.
Desde sábado (7), as entradas estavam sendo vendidas em quiosques localizados nos shoppings Rio Sul, Nova América Shopping e Barra Shopping, todos no Rio de Janeiro. A organização do evento afirmou que os ingressos devem acabar nos próximos dias.
Nas dez primeiras horas de vendas oficiais pela internet, iniciadas à 0h01 deste sábado (7), foram comercializados 90 mil ingressos. O primeiro lote de 100 mil entradas havia se esgotado em novembro. Este lote de entradas da venda on-line já está esgotado.

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Médico Clínico e Sanitarista - Doutor em Saúde Pública - Coronel Reformado do Quadro de Dentistas do Exército. Autor dos livros "Sistemismo Ecológico Cibernético", "Sistemas, Ambiente e Mecanismos de Controle" e da Tese de Livre-Docência: "Profilaxia dos Acidentes de Trânsito" - Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina (UFF) - Disciplinas: Epidemiologia, Saúde Comunitária e Sistemas de Saúde. Professor Titular de Metodologia da Pesquisa Científica - Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). Presidete do Diretório Acadêmico da Faculdade Fluminense de Odontologia. Fundador do PDT, ao lado de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Carlos Lupi, Wilson Fadul, Maria José Latgé, Eduardo Azeredo Costa, Alceu Colares, Trajano Ribeiro, Eduardo Chuy, Rosalda Paim e outros. Ex-Membro do Diretório Regional do PDT/RJ. Fundador do Movimento Verde do PDT/RJ. Foi Diretor-Geral do Departamento Geral de Higiene e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde e Higiene/RJ, durante todo o primeiro mandato do Governador Brizola.