quarta-feira, 24 de abril de 2013

A coluna Panorama Político (24/3) do jornal O Globo (Ilimar Franco)


 
 
Enquadrados
          O presidente do PT, Rui Falcão, desembarcou ontem em Brasília. Esteve com os senadores petistas Jorge Viana (AC), Anibal Diniz (AC), Paulo Paim (RS), Eduardo Suplicy (SP) e Lindbergh Farias (RJ). E deu o recado: aprovar o projeto que tira o Fundo Partidário e o tempo de TV dos novos partidos “é uma questão fechada da direção nacional”. O PT teme o esvaziamento do PSD de Kassab.
O que dizem os marineiros
A despeito das previsões dos tucanos, de que ela não repetirá os 20 milhões de votos de 2010, a candidata Marina Silva (Rede) avalia, segundo partidários, que tem mais força hoje que o PSDB, partido que teria perdido espaço nos últimos quatro anos. Seus aliados consideram que “Aécio Neves (PSDB) está tentando subir nas pesquisas” e que “Eduardo Campos (PSB) ainda não demonstrou ser capaz de conquistar uma parcela grande dos eleitores de São Paulo, de Minas, do Rio e do Sul do país. Quanto a presidente Dilma, eles perguntam: “A presidente Dilma chegou ao seu máximo? Ela conseguirá crescer mais? Será que ela não pode começar a decrescer?”.
Esse governo conseguiu criar um clima de diálogo entre o Aécio Neves (PSDB), o Eduardo Campos (PSB) e a Marina Silva (Rede)

Arnaldo Jardim
Deputado (PPS-SP), sobre projeto que retira dos novos partidos o Fundo Partidário e o tempo de TV
Cautela
Aliados do governador Sérgio Cabral (RJ) avaliam que é preciso esperar pesquisas para saber se a chapa Luiz Fernando Pezão - José Mariano Beltrame vai empolgar. A oposição minimiza: “O Beltrame não é essa Coca-cola toda”.

Abrindo portas
O presidente da empresa Indra, Javier Monzón, que atua com mão de obra especializada em infraestrutura, terá audiência com a presidente Dilma na próxima semana. Ele será recebido pelas mãos de Felipe González (foto), ex-primeiro-ministro espanhol. O Brasil quer atrair profissionais altamente qualificados na área da engenharia.
Tucanos cortejam Miro
O sernador Aécio Neves (PSDB-MG) está apostando tudo na atração do PDT do ministro Manoel Dias (Trabalho). Por isso, os tucanos acenam dar apoio à candidatura do deputado Miro Teixeira (PDT) para o governo do Rio.

OMC: candidatura do Brasil avança
O governo brasileiro comemora a decisão dos países europeus, adotada anteontem, durante reunião em Dublin na Irlanda, indicando o voto nos candidatos do Brasil, Roberto Azevêdo, e do México, Herminio Blanco, para a diretoria-geral da OMC. Na sexta-feira, serão conhecidos os dois candidatos que passaram pela peneira e serão submetidos aos 159 países filiados ao organismo.
Na mesa: o voto dos fiéis
O presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, Marco Feliciano, quer concorrer ao Senado. O PSC está no governo Alckmin, e negocia para o pastor ser o candidato. E promete o voto dos 7 milhões de evangélicos paulistas.

‘Olha a cabeleira do Zezé’...
As câmeras do plenário do Senado mudaram de posição. Todas as que estavam no mezanino foram desativadas. Motivo: os senadores carecas estavam reclamando do ângulo, pois de cima, suas cabeças ficavam muito expostas.
A CNI explica que não quer o fim da multa de 40% do FGTS para demissões, mas do adicional de 10% para o Fundo nas demissões sem justa causa.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Médico Clínico e Sanitarista - Doutor em Saúde Pública - Coronel Reformado do Quadro de Dentistas do Exército. Autor dos livros "Sistemismo Ecológico Cibernético", "Sistemas, Ambiente e Mecanismos de Controle" e da Tese de Livre-Docência: "Profilaxia dos Acidentes de Trânsito" - Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina (UFF) - Disciplinas: Epidemiologia, Saúde Comunitária e Sistemas de Saúde. Professor Titular de Metodologia da Pesquisa Científica - Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). Presidete do Diretório Acadêmico da Faculdade Fluminense de Odontologia. Fundador do PDT, ao lado de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Carlos Lupi, Wilson Fadul, Maria José Latgé, Eduardo Azeredo Costa, Alceu Colares, Trajano Ribeiro, Eduardo Chuy, Rosalda Paim e outros. Ex-Membro do Diretório Regional do PDT/RJ. Fundador do Movimento Verde do PDT/RJ. Foi Diretor-Geral do Departamento Geral de Higiene e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde e Higiene/RJ, durante todo o primeiro mandato do Governador Brizola.