sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Polícia do Rio faz megaoperação para prender criminosos da Chatuba (Postado por Lucas Pinheiro)


Cerca de 350 agentes das polícias militar e civil realizam, na manhã desta sexta-feira (14), operações em pelo menos seis comunidades da Zona Norte do Rio de Janeiro para prender os suspeitos de envolvimento na morte de nove pessoas, entra elas, os seis rapazes assassinados no Parque de Gericinó, em Mesquita, na Baixada Fluminense.

Além do Chapadão e do Cajueiro, as ações ocorrem também no Morro do Juramento, em Vicente de Carvalho. Há incursões ainda nas comunidade do Job, na Pavuna, no Final Feliz e do Bom Tempo, em Anchieta. Já no entorno do Jacarezinho e de Manguinhos, são realizadas algumas blitze.

Segundo a polícia, até as 7h10, duas pessoas já haviam sido presas no Morro do Chapadão, em Costa Barros, no subúrbio. Já no Cajueiro, um suspeito que trocou tiros com os PMs foi baleado. Ele chegou a ser encaminhado ao Hospital estadual Carlos Chagas, em Marechal Hermes, onde morreu.

Também no Cajueiro, dois homens foram presos e dois menores apreendidos. Na ação, os agentes encontraram também uma pistola calibre nove milímetros, uma pistola .40, 17 tabletes de maconha, 74 trouxinhas da droga, 21 pedras de crack, três rádios transmissores, além de carregadores e munições.

Ligações para o Disque-Denúncia
Até as 10h10 desta sexta, o Disque-Denúncia havia recebido 373 ligações referentes à operação Chatuba, com informações sobre os responsáveis pela Chacina de Mesquita.

Prisão temporária
Nesta quinta-feira (13), o juiz Márcio Alexandre Pacheco da Silva, da 4ª Vara Criminal de Nova Iguaçu, decretou a prisão temporária de 30 dias, de cinco suspeitos de envolvimento na morte dos seis jovens.

Os mandados de prisão foram expedidos contra Remilton Moura da Silva Junior, o "Juninho Cagão"; Marcus Vinicius Madureira da Silva, o "Ratinho"; Jonas Santos Pereira, o "Jonas Pintado" ou "Velho"; Fernando Domingos Pereira Simão, o "Sheik" ou "Fernandinho" e Luiz Alberto Ferreira de Oliveira, o "Beto Gordo". Os cinco, que teriam participado do tráfico de drogas no bairro da Chatuba, são investigados também pela prática de homicídio duplamente qualificado - por motivo torpe e mediante tortura ou outro meio insidioso ou cruel.

Dois menores presos na Chatuba

Na quinta, foram presos dois menores, que, segundo o delegado Júlio da Silva Filho, da 53ª DP (Mesquita), tiveram participação ativa nas mortes dos seis jovens e de outras três pessoas no último fim de semana. “Eles constam como executores dos crimes”, afirmou o delegado.

Os jovens, ainda segundo o delegado, são gerentes do tráfico na localidade conhecida como Bicão. O delegado explicou ainda que os dois chegaram a ser indiciados pelos crimes antes de a polícia constatar que são menores de 18 anos. Mas, como são adolescentes, não podem ser indiciados pela polícia.

Os adolescentes, no entanto, não admitem participação em nenhuma das nove mortes. “Eles admitem que são da comunidade, que viram os garotos na ocasião dos fatos, que conhecem alguns dos nomes que estamos procurando, mas negam participação no crime”, afirmou o delegado, destacando que eles foram reconhecidos e que a polícia já tinha depoimentos de testemunhas sobre a participação deles nos crimes.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Médico Clínico e Sanitarista - Doutor em Saúde Pública - Coronel Reformado do Quadro de Dentistas do Exército. Autor dos livros "Sistemismo Ecológico Cibernético", "Sistemas, Ambiente e Mecanismos de Controle" e da Tese de Livre-Docência: "Profilaxia dos Acidentes de Trânsito" - Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina (UFF) - Disciplinas: Epidemiologia, Saúde Comunitária e Sistemas de Saúde. Professor Titular de Metodologia da Pesquisa Científica - Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). Presidete do Diretório Acadêmico da Faculdade Fluminense de Odontologia. Fundador do PDT, ao lado de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Carlos Lupi, Wilson Fadul, Maria José Latgé, Eduardo Azeredo Costa, Alceu Colares, Trajano Ribeiro, Eduardo Chuy, Rosalda Paim e outros. Ex-Membro do Diretório Regional do PDT/RJ. Fundador do Movimento Verde do PDT/RJ. Foi Diretor-Geral do Departamento Geral de Higiene e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde e Higiene/RJ, durante todo o primeiro mandato do Governador Brizola.