terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Luz volta na Baixada e Ilha, mas Zona Norte do RJ ainda tem falta de energia (Postado por Lucas Pinheiro)

O fornecimento de energia em bairros de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, e na Ilha do Governador, no Rio, foi restabelecido no início da tarde desta terça-feira (24), após uma oscilação de energia nas regiões. Segundo a assessoria de imprensa da Ampla, distribuidora de energia elétrica na Baixada, a luz foi restabelecida por volta de 11h36.

Alguns bairros da Zona Norte do Rio de Janeiro, da Baixada Fluminense e da Ilha do Governador tiveram oscilação de energia, segundo informaram, por meio de notas, a Light e a Ampla, concessionárias responsáveis pelo fornecimento de energia elétrica na cidade e na Baixada.

Os cerca de 100 mil moradores dos bairros de Saracuruna, Campos Elíseos, Jardim Primavera, Figueira, Mauá e Parque Império, em Duque de Caxias, ficaram sem luz em suas casas, informou a Ampla, em nota divulgada à imprensa:

"A Ampla informa que já restabeleceu o fornecimento de energia dos bairros de Campos Elísios, Saracuruna , Jardim Primavera, Figueira, Mauá e Parque Império, em Duque de Caxias, afetados pelo desarme da substação de São José, pertencente a Eletrobras Furnas. A interrupção ocorreu de 10h41 às 11h36, afetando 100 mil clientes da distribuidora."

A Light informou que os moradores da Ilha do Governador já têm luz em suas casas. Segundo a concessionária, bairros da Zona Norte do Rio seguem com falta de energia. Ainda segundo a Light, houve uma falha na transmissão da energia no Sistema Interligado Nacional (SIN).

Nota de Furnas
Em nota, Furnas informa que "por volta das 10h40 desta terça-feira (24) houve um desligamento dos dois circuitos de 500Kv que alimentam a sua subestação São José, localizada na Baixada Fluminense, provocando a atuação automática do esquema de controle de emergências que levou ao corte seletivo de cargas de forma a preservar o abastecimento da cidade do Rio de Janeiro como um todo. O abastecimento foi prontamente restabelecido e a empresa está apurando as causas do desligamento".

Falta de energia no Galeão e Metrô
De acordo com a Infraero, houve um breve queda de energia, por volta de 12h05 no Aeroporto Antônio Carlos Jobim (Galeão), na Ilha do Governador. Porém, imediatmente o gerador foi acionado, e o terminal opera normalmentem, ainda com o gerador.

O problema também afetou o sistema de operações do metrô, segundo a assessoria da concessionária Metrô Rio. Com isso, as estações de Inhaúma a Pavuna, na Linha 2, ficaram fechadas das 10h34 às 11h29. As viagens estavam sendo feitas somente entre Maria da Graça e Botafogo, mas, segundo a concessionária, o serviço já voltou ao normal.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Médico Clínico e Sanitarista - Doutor em Saúde Pública - Coronel Reformado do Quadro de Dentistas do Exército. Autor dos livros "Sistemismo Ecológico Cibernético", "Sistemas, Ambiente e Mecanismos de Controle" e da Tese de Livre-Docência: "Profilaxia dos Acidentes de Trânsito" - Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina (UFF) - Disciplinas: Epidemiologia, Saúde Comunitária e Sistemas de Saúde. Professor Titular de Metodologia da Pesquisa Científica - Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). Presidete do Diretório Acadêmico da Faculdade Fluminense de Odontologia. Fundador do PDT, ao lado de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Carlos Lupi, Wilson Fadul, Maria José Latgé, Eduardo Azeredo Costa, Alceu Colares, Trajano Ribeiro, Eduardo Chuy, Rosalda Paim e outros. Ex-Membro do Diretório Regional do PDT/RJ. Fundador do Movimento Verde do PDT/RJ. Foi Diretor-Geral do Departamento Geral de Higiene e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde e Higiene/RJ, durante todo o primeiro mandato do Governador Brizola.