quarta-feira, 30 de julho de 2014

Ibope Rio: Garotinho lidera com 21%; Crivella registra 16%, e Pezão tem 15%

Do UOL, no Rio

Pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira (30) mostra que os candidatos Anthony Garotinho (PR) e Marcelo Crivella (PRB) lideram a disputa eleitoral no Rio de Janeiro, com 21% e 16%, respectivamente. Já o atual governador e concorrente à reeleição, Luiz Fernando Pezão (PMDB), tem 15%. O petista Lindberg Farias aparece na quarta posição com 11%.

Intenção de voto

Governador Rio de Janeiro

GarotinhoPR

21

CrivellaPRB

16

PezãoPMDB

15

LindbergPT

11

Dayse OliveiraPSTU

2

Ney NunesPCB

1

Tarcísio MottaPSOL

1

Brancos e nulos

21

Indecisos

12
Considerando a margem de erro, que é de três pontos percentuais para mais ou para menos, Garotinho, Crivella e Pezão estão tecnicamente empatados, de acordo com o Ibope.
Completam o cenário os candidatos Dayse Oliveira (2%), do PSTU, Tarcísio Motta (1%), do PSOL, e Ney Nunes (1%), do PCB.
Os votos brancos e nulos correspondem a 21% do total; 12% não souberam responder.
O nível de confiança é de 95%, o que significa que o Ibope tem 95% de certeza de que os números estão dentro da margem de erro. A amostra foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o protocolo RJ-00011/2014, no dia 25 de julho.
Entre os dias 26 e 30 de julho, o instituto entrevistou 1.204 pessoas. A pesquisa foi contratada pela Rede Globo e custou R$ 80.547,60.

Rejeição

O Ibope avaliou ainda os índices de rejeição aos candidatos. A opção por Garotinho desagradou a 44% dos entrevistados, enquanto Pezão e Lindberg tiveram 17% de rejeição. Crivella, por sua vez, teve 15%.
Os representantes do PSTU, do PSOL e do PCB, somados, têm 13% de rejeição. Já 14% dos entrevistados não sabem ou não opinaram, e 6% declararam que poderiam votar em qualquer um dos candidatos.

Avaliação do governo Pezão

Os entrevistados também foram questionados a respeito do trabalho do governador Luiz Fernando Pezão. Para 2% deles, a gestão do peemedebista é ótima. Classificaram como regular 40% dos eleitores ouvidos pelo Ibope, enquanto 16% acreditam ser boa a avaliação do candidato à reeleição.
Entre os que estão insatisfeitos com o atual governo, 17% classificaram como péssima e 14%, como ruim. Já 11% dos entrevistados não souberam ou não opinaram.
Das 1.204 pessoas que participaram da amostra, 36% afirmaram que aprovam o governo Pezão, e 45% declararam que desaprovam a gestão. Já 18% deles não souberam ou não opinaram.

Rejeição

Governador Rio de Janeiro

1

GarotinhoPR

44
2

LindbergPT

17
3

PezãoPMDB

17
4

CrivellaPRB

15

Outros

20
8

Nenhum

6
9

Não sabem

14

Romário (PSB) lidera corrida para o Senado

A atual pesquisa Ibope também apurou que o ex-jogador de futebol e atual deputado federal Romário (PSB) está na frente na disputa por uma vaga no Senado Federal, com 24% das intenções de voto.
O ex-prefeito do Rio Cesar Maia (DEM) aparece em 2º lugar, com 17%. Eduardo Serra (PCB) tem 7%. Carlos Lupi (PDT) e Pedro Rosa (PSOL) registraram 3% cada um. Lilian Sá (PROS) tem 2%. Heitor Fernandes (PSTU) e Sebastião Neves (PRB) estão empatados, com 1%.
Votos brancos e nulos somam 24%, enquanto os indecisos são 18%.

Pesquisas anteriores

No começo de julho, pesquisa do Datafolha --realizada logo após a oficialização das candidaturas no TSE-- apontou empate na liderança entre Garotinho e Crivella, ambos com 24%.
A seguir apareceram Pezão (14%) e Lindberg Farias (12%), empatados tecnicamente. Os três candidatos que completam a disputa somaram 3%. Declararam votar em branco ou nulo 16%, e 7% não souberam responder.
No mês anterior, amostra do Ibope apontou empate técnico triplo na disputa pelo governo do Estado: Garotinho (18%), Crivella (16%) e Pezão (13%). Já Lindberg apareceu na quarta posição, com 11%. Brancos e nulos chegaram a 27%, e os indecisos somaram 6%.
Em março, Garotinho (19%) e Crivella (18%) também apareceram tecnicamente empatados na primeira pesquisa do Ibope feita em 2014 com o intuito de aferir as intenções de voto dos então pré-candidatos ao Executivo fluminense. Lindberg e Pezão tiveram 13% e 6%, respectivamente. Votos brancos e nulos somaram 35%. Indecisos, 8%.
O levantamento do Ibope divulgado hoje é o primeiro do instituto que considera as candidaturas oficiais. Como as amostras anteriores utilizavam cenários distintos, com políticos que acabaram não confirmando suas candidaturas ao governo do Estado, não é possível comparar o resultado desta pesquisa com levantamentos publicados anteriormente.
Ampliar

"Tiroteio eleitoral"; veja frases133 fotos

133 / 133
16.jun.2014 - "Lamento que o ex-presidente Lula tenha levado a campanha eleitoral para níveis tão baixos. Na convenção do PSDB não acusei ninguém; disse que queria ver os corruptos longe de nós. Não era preciso vestir a carapuça", afirmou Fernando Henrique Cardoso em resposta à acusação de Lula feita no dia anterior Leia mais Nelson Antoine/Fotoarena/Estadão Conteúdo/Arte UOL
Ampliar

Conheça os partidos políticos existentes no Brasil34 fotos

1 / 34
Existem atualmente 32 partidos políticos no Brasil e mais um aguardando registro do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). São tantos que as siglas acabam virando uma "sopa de letrinhas" na cabeça do eleitor. Por isso, o UOL reuniu cada uma delas, seus principais representantes e quanto receberam, no ano passado, dos R$ 286,2 milhões destinados ao Fundo Partidário Arte/UOL

Notícias relacionadas

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Médico Clínico e Sanitarista - Doutor em Saúde Pública - Coronel Reformado do Quadro de Dentistas do Exército. Autor dos livros "Sistemismo Ecológico Cibernético", "Sistemas, Ambiente e Mecanismos de Controle" e da Tese de Livre-Docência: "Profilaxia dos Acidentes de Trânsito" - Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina (UFF) - Disciplinas: Epidemiologia, Saúde Comunitária e Sistemas de Saúde. Professor Titular de Metodologia da Pesquisa Científica - Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). Presidete do Diretório Acadêmico da Faculdade Fluminense de Odontologia. Fundador do PDT, ao lado de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Carlos Lupi, Wilson Fadul, Maria José Latgé, Eduardo Azeredo Costa, Alceu Colares, Trajano Ribeiro, Eduardo Chuy, Rosalda Paim e outros. Ex-Membro do Diretório Regional do PDT/RJ. Fundador do Movimento Verde do PDT/RJ. Foi Diretor-Geral do Departamento Geral de Higiene e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde e Higiene/RJ, durante todo o primeiro mandato do Governador Brizola.