sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Fiscais acham bueiro com alto risco de explosão no Centro do Rio (Postado por Erick Oliveira)

Um bueiro com alto risco de explosão foi encontrado na manhã desta sexta-feira (12) durante o primeiro dia de vistoria das caixas subterrâneas no Rio. As informações são da Secretaria municipal de Conservação. O bueiro, que é uma caixa de inspeção (CI), fica na esquina da Rua da Carioca com a Praça Tiradentes, no Centro.
De acordo com o secretário Carlos Roberto Osório, foi detectado gás no interior da galeria. Por isso, o risco de explosão chega a 100%, disse.
"Foi o segundo bueiro que foi inspecionado na esquina da Rua da Carioca com a Praça Tiradentes e foi detectado o nível de explosividade máxima. Os sensores acionaram o alarme e qualquer centelho ou fagulha provocaria uma explosão no local", detalhou Osório.
Após a detecção do problema, o Centro de Operações Rio, as concessionárias reponsáveis, agências reguladoras, o Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea-RJ) e o Ministério Público foram avisados, seguindo o procedimento de emergência previsto no contrato de monitoramento.
Técnicos da Light e da CEG estão no local para descobrir que tipo de gás foi encontrado na galeria e fazer os reparos necessários.
Gás foi encontrado em outros três bueiros
Em um relatório parcial, Osório informou que foi encontrado gás em pelo menos outros três bueiros da região. Segundo ele, no entanto, não há risco de explosão. Mesmo assim, a Light e a CEG foram avisadas para que tomem as providências necessárias.
Em outros bueiros inspecionados não foram registrados problemas. A vistoria continua em outras galerias subterrâneas da região.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Médico Clínico e Sanitarista - Doutor em Saúde Pública - Coronel Reformado do Quadro de Dentistas do Exército. Autor dos livros "Sistemismo Ecológico Cibernético", "Sistemas, Ambiente e Mecanismos de Controle" e da Tese de Livre-Docência: "Profilaxia dos Acidentes de Trânsito" - Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina (UFF) - Disciplinas: Epidemiologia, Saúde Comunitária e Sistemas de Saúde. Professor Titular de Metodologia da Pesquisa Científica - Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). Presidete do Diretório Acadêmico da Faculdade Fluminense de Odontologia. Fundador do PDT, ao lado de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Carlos Lupi, Wilson Fadul, Maria José Latgé, Eduardo Azeredo Costa, Alceu Colares, Trajano Ribeiro, Eduardo Chuy, Rosalda Paim e outros. Ex-Membro do Diretório Regional do PDT/RJ. Fundador do Movimento Verde do PDT/RJ. Foi Diretor-Geral do Departamento Geral de Higiene e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde e Higiene/RJ, durante todo o primeiro mandato do Governador Brizola.