domingo, 29 de agosto de 2010

PT fluminense pega carona no avanço de Dilma em caminhada em Copacabana (Danuza Peixoto)

DO RIO

Os candidatos do PT fluminense tentaram hoje pegar carona no avanço nas pesquisas da candidata Dilma Rousseff à Presidência.

Na caminhada "Bom Dilma Rio" na praia de Copacabana, representantes do PT defenderam que Dilma precisará de um Congresso forte para "fazer as transformações que o país precisa".



De acordo com a última pesquisa Datafolha, a petista conta com 49% das intenções de voto.

O presidente do PT-RJ, Luiz Sérgio, afirmou em discurso que a caminhada foi o maior evento da candidatura de Dilma. "Mas nós queremos mais e melhor, e por isso é importante votar nos candidatos a deputados que vão ajudar Dilma, que vão estar ao lado de Dilma para fazer as transformações que precisamos realizar no Brasil."

O evento contou com a participação de Lindberg Farias, candidato ao Senado pelo PT, que ocupa o 3º lugar nas pesquisas de intenção de voto. Lindberg afirmou que nos próximos 15 dias terá uma grande arrancada na candidatura com uma série de passeatas em diversos pontos e cidades do Rio de Janeiro.

Ele lembrou em discurso que abriu mão de disputar o governo do Estado porque o presidente construiu uma aliança com o governador Sérgio Cabral, do PMDB, e que seu papel é ser o senador "da união".

A ministra Nilcéa Freire, da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, discursou no lugar de Dilma, que não participou do evento.

"Mulheres do Rio de Janeiro, todas nós somos candidatas. No dia 1º de janeiro as mulheres brasileiras vão subir a rampa do Planalto com Dilma Rousseff'", disse.
Diretores de estatais também acompanharam o evento, como Maria das Graças Foster, da Petrobrás, e Élvio Gaspar, do BNDES.

A presença de Dilma nunca esteve na sua agenda oficial, mas as chamadas no horário eleitoral gratuito do Rio eram ambíguas. Incomodados com o calor, militantes perguntavam quando ela chegaria. Em seu discurso, Lindberg afirmou que soubera há pouco que Dilma não poderia comparecer por causa de gravações de programas.

Para se destacar entre as bandeiras da campanha de Dilma, cada candidato usou uma estratégia. Na "ala" dos apoiadores de Jandira Feghali (PC do B), candidata a deputada federal, um grupo de jovens carregava bandeiras em cima de pernas de pau.

Um grupo de moças atravessava a ciclovia ao longo da passeata com patins, luvas, capacetes e cartazes de apoio a Jorge Bittar, também candidato a deputado federal.

Além de Jandira e Bittar, participaram do evento os candidatos Edson Santos, Gilberto Palmares, Benedita da Silva, Carlos Minc, entre outros.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Médico Clínico e Sanitarista - Doutor em Saúde Pública - Coronel Reformado do Quadro de Dentistas do Exército. Autor dos livros "Sistemismo Ecológico Cibernético", "Sistemas, Ambiente e Mecanismos de Controle" e da Tese de Livre-Docência: "Profilaxia dos Acidentes de Trânsito" - Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina (UFF) - Disciplinas: Epidemiologia, Saúde Comunitária e Sistemas de Saúde. Professor Titular de Metodologia da Pesquisa Científica - Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). Presidete do Diretório Acadêmico da Faculdade Fluminense de Odontologia. Fundador do PDT, ao lado de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Carlos Lupi, Wilson Fadul, Maria José Latgé, Eduardo Azeredo Costa, Alceu Colares, Trajano Ribeiro, Eduardo Chuy, Rosalda Paim e outros. Ex-Membro do Diretório Regional do PDT/RJ. Fundador do Movimento Verde do PDT/RJ. Foi Diretor-Geral do Departamento Geral de Higiene e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde e Higiene/RJ, durante todo o primeiro mandato do Governador Brizola.