segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Lula lança projeto para promover turismo em favela carioca(Danuza Peixoto)

Rio de Janeiro, 30 ago (EFE).- O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou hoje na favela Dona Marta, no Rio de Janeiro, um programa para incentivar o turismo nas comunidades explorando as vistas espetaculares dos mirantes, rodas de samba e bailes funk.

A favela ficou famosa em 1996 por ter sido o local de gravação de um clipe do cantor Michael Jackson.

Nos últimos meses recebeu a visita de outros famosos, entre eles a diva do pop Madonna e a cantora Alicia Keys, que também gravou um clipe na comunidade.

O projeto apresentado hoje, denominado Rio Top Tour, com um investimento inicial de R$ 230 mil, pretende aproveitar o potencial turístico das favelas, onde serão instaladas placas e guias para os turistas, e beneficiar seus habitantes, que receberão capacitação profissional.

O programa também prevê a divulgação de informações em diferentes idiomas sobre os pontos turísticos das favelas.

"Eu não podia deixar de vir lançar este projeto porque precisamos recuperar o tempo perdido, para que nossos filhos não precisem chamar nenhum bairro de favela", disse Lula acompanhado de seis ministros e do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes.

O ato foi realizado no galpão da escola de samba Mocidade Unida do Santa Marta.

Lula assegurou que os investimentos e os projetos feitos nas favelas cariocas são uma compensação pelo "desprezo" com que foram tratadas pelo Estado durante muito tempo e que gerou uma situação de violência que afetou os mais pobres.

"Aquela favela que inspirava composições de samba foi se transformando em um lugar violento e começou a só aparecer nas páginas policiais dos jornais", disse Lula.

"Criar oportunidades para que as pessoas trabalhem e estudem é fundamental para que possamos sonhar com o dia que a violência registrada em uma favela seja a mesma de qualquer bairro, limitada a brigas caseiras e discussões sobre futebol", disse.

Lula elogiou o programa das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) nas favelas, que já expulsaram bandos de traficantes de drogas de várias favelas do Rio de Janeiro, e disse que espera que possa ser implantado em outras cidades do país nos próximos anos.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Médico Clínico e Sanitarista - Doutor em Saúde Pública - Coronel Reformado do Quadro de Dentistas do Exército. Autor dos livros "Sistemismo Ecológico Cibernético", "Sistemas, Ambiente e Mecanismos de Controle" e da Tese de Livre-Docência: "Profilaxia dos Acidentes de Trânsito" - Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina (UFF) - Disciplinas: Epidemiologia, Saúde Comunitária e Sistemas de Saúde. Professor Titular de Metodologia da Pesquisa Científica - Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). Presidete do Diretório Acadêmico da Faculdade Fluminense de Odontologia. Fundador do PDT, ao lado de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Carlos Lupi, Wilson Fadul, Maria José Latgé, Eduardo Azeredo Costa, Alceu Colares, Trajano Ribeiro, Eduardo Chuy, Rosalda Paim e outros. Ex-Membro do Diretório Regional do PDT/RJ. Fundador do Movimento Verde do PDT/RJ. Foi Diretor-Geral do Departamento Geral de Higiene e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde e Higiene/RJ, durante todo o primeiro mandato do Governador Brizola.