Comissão do Consumidor da Alerj entra com ação contra Microsoft
2 de maio de 2013
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A Comissão de Defesa do Consumidor (Codecon) da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), presidida pelo deputado Luiz Martins (PDT), ingressou na última segunda-feira (29/04) com uma Ação Coletiva de Consumo contra a Microsoft Informática Ltda., na 4ª Vara Empresarial da Capital, para obrigar a empresa a fornecer assistência técnica gratuita aos usuários do software Windows 7, após receber reclamações dos usuários do sistema operacional no início de abril.
De acordo com o Luiz Martins, é muito importante que o consumidor conheça seus direitos, e afirmou que "atualmente, o cidadão está tendo maior conhecimento dos seus direitos e é muito importante que ele saiba que a Codecon é um instrumento fundamental para garantir este direito".
O problema se deu em razão da última atualização do sistema, identificada como KB2823324, que fica em estado de reinicialização constante. Isso faz com que os usuários sejam impedidos de reinicializar o computador.
A Microsoft não se prontificou em ressarcir os custos e prejuízos causados por conta de seu produto defeituoso, mas sugeriu que o problema possa ter sido em razão de um programa bancário.
Na ação, a Codecon pediu que a empresa fosse obrigada a fornecer assistência técnica gratuita aos consumidores usuários do Windows 7, ou que forneça novos softwares ou versões melhoradas do mesmo, sob pena de multa diária de R$ 50 mil reais em caso de descumprimento.
De acordo com o Luiz Martins, é muito importante que o consumidor conheça seus direitos, e afirmou que "atualmente, o cidadão está tendo maior conhecimento dos seus direitos e é muito importante que ele saiba que a Codecon é um instrumento fundamental para garantir este direito".
O problema se deu em razão da última atualização do sistema, identificada como KB2823324, que fica em estado de reinicialização constante. Isso faz com que os usuários sejam impedidos de reinicializar o computador.
A Microsoft não se prontificou em ressarcir os custos e prejuízos causados por conta de seu produto defeituoso, mas sugeriu que o problema possa ter sido em razão de um programa bancário.
Na ação, a Codecon pediu que a empresa fosse obrigada a fornecer assistência técnica gratuita aos consumidores usuários do Windows 7, ou que forneça novos softwares ou versões melhoradas do mesmo, sob pena de multa diária de R$ 50 mil reais em caso de descumprimento.
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