quarta-feira, 25 de julho de 2012

Corpo de policial militar é velado em cemitério de Valença, RJ (Postado por Lucas Pinheiro)


Além de parentes e amigos, muitos policiais militares chegavam, por volta das 8h20 da manhã desta quarta-feira (25), ao velório da soldado Fabiana Aparecida de Souza, 30 anos, no cemitério Riachuelo, em Valença, no sul do estado do Rio. Fabiana morreu na noite de segunda-feira (23), após um ataque de criminosos contra a sede da UPP Nova Brasília, no conjunto de favelas do Alemão.

Segundo o coronel Rogério Seabra, comandante das Unidades de Polícia Pacificadora, está prevista a vinda de todos os comandantes das 25 UPPs do Rio ao enterro.

Entre os PMs que compareceram ao velório da soldado, está a primeira turma de mulheres policiais militares, formada em 1982. O grupo, formado pela capitã Dejair, pela subtenente Valéria Barbosa, subtenente Margarida e tenente Denise de Souza, é conhecido como Comissão das 36 mil, uma referência ao número de matrículas das policiais.

Segundo elas, essa foi a primeira vez que uma mulher morreu em combate. Já houve situações em que policiais teriam sido mortas fora de serviço, como em reação a assaltos, mas nunca em combate.

“Acho isso uma afronta, uma covardia tamanha. Embora a gente tenha consciência de que esse é o nosso trabalho”, subtenete Margarida. De acordo com a subtenente Valéria, todas as mulheres são muito orgulhosas da farda e mesmo 30 anos após ter ingressado na corporação, faria tudo novamente. O grupo se reformou no início deste ano, após cada uma completar 30 anos de serviço.

A rua onde fica localizado o cemitério Riachuelo foi fechada pela Guarda Municipal e a todo instante chegam carros de policiais militares. O cortejo está previsto para sair às 9h da capela mortuária e será acompanhado por parentes e amigos de Fabiana. No caminho será feita uma homenagem a soldado, com uma parada e uma salva de três tiros.

Reforço no policiamento
O policiamento foi reforçado em todo o entorno do Alemão, na manhã desta terça. Circulam pelas principais vias da região patrulhas do 16º BPM (Olaria) e do 22º BPM (Maré). No interior da favela, homens do Bope vasculham ruas e becos atrás dos criminosos. Foram apreendidos um colete à prova de balas, cocaína, maconha e um artefato explosivo.

O coordenador das UPPs, coronel Rogério Seabra, disse, na manhã desta terça, que os coletes à prova de balas usados nas unidades não seguram tiro de fuzil. Segundo ele, os policiais das UPPs usam equipamentos adequados para ações cotidianas. Mas o oficial nega que ocorram mudanças no trabalho das UPPs daqui em diante.

Homenagem
Seabra disse que não pretende aumentar o efetivo na UPP, que hoje tem 240 policiais. Segundo ele, os mais de 1.200 homens de todas as UPPs são mais que suficientes para o trabalho que têm de executar.

Ele aproveitou para prestar uma homenagem à soldado morta, falando da importância da presença feminina nas UPPs.

"Presto minha homenagem e agradeço o empenho e a importância do trabalho das policiais femininas, que representam 9% dos policiais da PM e 11% do efetivo das UPPs. O trabalho da soldado Fabiana não foi em vão. Vamos continuar trabalhando para levar cidadania e segurança às pessoas da comunidade", disse Seabra.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Médico Clínico e Sanitarista - Doutor em Saúde Pública - Coronel Reformado do Quadro de Dentistas do Exército. Autor dos livros "Sistemismo Ecológico Cibernético", "Sistemas, Ambiente e Mecanismos de Controle" e da Tese de Livre-Docência: "Profilaxia dos Acidentes de Trânsito" - Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina (UFF) - Disciplinas: Epidemiologia, Saúde Comunitária e Sistemas de Saúde. Professor Titular de Metodologia da Pesquisa Científica - Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). Presidete do Diretório Acadêmico da Faculdade Fluminense de Odontologia. Fundador do PDT, ao lado de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Carlos Lupi, Wilson Fadul, Maria José Latgé, Eduardo Azeredo Costa, Alceu Colares, Trajano Ribeiro, Eduardo Chuy, Rosalda Paim e outros. Ex-Membro do Diretório Regional do PDT/RJ. Fundador do Movimento Verde do PDT/RJ. Foi Diretor-Geral do Departamento Geral de Higiene e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde e Higiene/RJ, durante todo o primeiro mandato do Governador Brizola.