quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Mais um é preso em ação contra torcidas organizadas envolvidas em crimes no Rio (Danuza Peixoto)

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A Polícia Civil do Rio informou que prendeu na tarde desta quarta-feira mais uma pessoa investigada pela operação Hooligans, realizada contra torcedores de organizadas do Vasco e do Flamengo, na cidade do Rio, em São Gonçalo e em Niterói. Pela manhã, outras 12 pessoas já haviam sido presas sob suspeita de cometer crimes.

Polícia prende 12 em ação contra torcidas organizadas
Ação contra torcida organizada prende filho de secretária de Educação de Itaboraí (RJ)

O 13º preso, torcedor do Flamengo, foi encontrado próximo de sua casa, em São Gonçalo. Ele não havia sido encontrado de manhã, quando a ação foi desencadeada.

Segundo o delegado titular da 73ª DP (Neves), Luiz Antônio Ferreira, os acusados chegavam a anunciar quais seriam as próximas vítimas de homicídio em sites de relacionamento.

"Alguns são verdadeiramente torcedores do Vasco e do Flamengo, mas, na realidade, eles utilizavam uma capa de torcida organizada apenas para promover vandalismo, depredação, briga", afirmou o delegado.

Entre os presos está um policial militar do Batalhão de Choque. Do total, quatro pessoas já estavam detidas por outros crimes e foram identificadas como integrantes de torcidas, por isso tiveram mandados de prisão expedidos pela Justiça para a operação de hoje.

OPERAÇÃO

A investigação, que durou três meses, começou a partir de março com o registro de um atentado a tiros contra o líder da torcida Força Jovem do Vasco - 7ª Família, André Silva Nogueira, conhecido como NG, em São Gonçalo. A ação resultou na morte do vascaíno Wanderson Ferreira Ribeiro, conhecido como Mineiro. Na ocasião, a polícia notificou três tentativas de homicídio geradas por torcedores rivais. Em julho, um novo atentado deixou o líder da torcida do Vasco ferido na perna.

Segundo a polícia, a operação continua e outros 18 mandados de prisão e 24 de busca e apreensão contra integrantes dessas torcidas devem ser cumpridos. Eles são acusados de formação de quadrilha, porte ilegal de armas, homicídio, lesão corporal, dentre outros crimes.

O filho da secretária de Educação da prefeitura de Itaboraí também está entre os detidos. Foram apreendidas oito máquinas caça-níqueis em um bar que pertence a integrantes de uma das torcidas. Os policiais também recolheram notebooks, celulares, um taco de beisebol, instrumentos de ferro usados para prender cavalos, um soco-inglês e canivetes, além de camisas com símbolos de guerra --como canhões e fuzis.

A polícia ainda investiga se os torcedores praticavam o crime de cambismo ao realizarem festas para marcar brigas entre as torcidas e arrecadar dinheiro.

Segundo a polícia, os torcedores detidos integram a Torcida Jovem do Flamengo - 8º Pelotão (São Gonçalo) e a Torcida Força Jovem do Vasco - 7ª Família. A polícia também investiga a Torcida Jovem do Flamengo - 14º Pelotão (Niterói) e suspeitos de torcidas do Fluminense e Botafogo.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Médico Clínico e Sanitarista - Doutor em Saúde Pública - Coronel Reformado do Quadro de Dentistas do Exército. Autor dos livros "Sistemismo Ecológico Cibernético", "Sistemas, Ambiente e Mecanismos de Controle" e da Tese de Livre-Docência: "Profilaxia dos Acidentes de Trânsito" - Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina (UFF) - Disciplinas: Epidemiologia, Saúde Comunitária e Sistemas de Saúde. Professor Titular de Metodologia da Pesquisa Científica - Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). Presidete do Diretório Acadêmico da Faculdade Fluminense de Odontologia. Fundador do PDT, ao lado de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Carlos Lupi, Wilson Fadul, Maria José Latgé, Eduardo Azeredo Costa, Alceu Colares, Trajano Ribeiro, Eduardo Chuy, Rosalda Paim e outros. Ex-Membro do Diretório Regional do PDT/RJ. Fundador do Movimento Verde do PDT/RJ. Foi Diretor-Geral do Departamento Geral de Higiene e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde e Higiene/RJ, durante todo o primeiro mandato do Governador Brizola.