terça-feira, 14 de setembro de 2010

Homicídios caem 18,4% em julho no RJ, segundo o Instituto de Segurança Pública (Danuza Peixoto)

Daniel Milazzo
Especial para o UOL Notícias
No Rio de Janeiro Relatório divulgado nesta terça-feira (14) pelo Instituto de Segurança Pública (ISP) do Rio de Janeiro revela que o número de homicídios dolosos no Estado fluminense em julho deste ano caiu 18,4% em comparação com o mesmo período em 2009. Houve 324 homicídios dolosos no mês, 73 a menos que julho do ano passado.

O ISP, órgão ligado à Secretaria Estadual de Segurança Pública, revela ainda que o índice é o menor já registrado num mês desde o início da série histórica, em 1991.

O número de homicídios dolosos vem caindo continuamente desde março, o mês mais violento de 2010 até agora, quando foram registradas 492 mortes. O dado referente a julho é 34,1% menor. De acordo com as estatísticas, a violência diminuiu nos municípios da Baixada Fluminense. Enquanto em fevereiro deste ano houve 156 casos de homicídio doloso, em julho foram registrados 99.

O balanço do ISP também aponta para a redução dos casos de latrocínio (roubo seguido de morte), de 18 em julho do ano passado para 12 no mesmo mês este ano. Houve queda de 15,9% nos roubos de veículos, 22,2% no roubo de aparelho celular e 15,1% nos registros de roubo a transeunte. Por outro lado, os assaltos em coletivos subiram 6,3%.

Em julho de 2010 foram feitas 75 prisões a mais do que o mesmo mês em 2009. No entanto, a apreensão de armas caiu 23,8% e a de drogas caiu 16,7%.

Na comparação entre o trimestre de maio a junho deste ano com o de 2009, o balanço do ISP também revelou queda no registro das principais ocorrências. O número de homicídios dolosos baixou 24%, enquanto os roubos de rua (roubos a transeuntes, de celular e em coletivos) sofreram queda de 15% e o número de latrocínio caiu de 43 para 35.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Médico Clínico e Sanitarista - Doutor em Saúde Pública - Coronel Reformado do Quadro de Dentistas do Exército. Autor dos livros "Sistemismo Ecológico Cibernético", "Sistemas, Ambiente e Mecanismos de Controle" e da Tese de Livre-Docência: "Profilaxia dos Acidentes de Trânsito" - Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina (UFF) - Disciplinas: Epidemiologia, Saúde Comunitária e Sistemas de Saúde. Professor Titular de Metodologia da Pesquisa Científica - Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). Presidete do Diretório Acadêmico da Faculdade Fluminense de Odontologia. Fundador do PDT, ao lado de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Carlos Lupi, Wilson Fadul, Maria José Latgé, Eduardo Azeredo Costa, Alceu Colares, Trajano Ribeiro, Eduardo Chuy, Rosalda Paim e outros. Ex-Membro do Diretório Regional do PDT/RJ. Fundador do Movimento Verde do PDT/RJ. Foi Diretor-Geral do Departamento Geral de Higiene e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde e Higiene/RJ, durante todo o primeiro mandato do Governador Brizola.