O governador de Tóquio, Shintaro Ishihara, disse neste domingo que o Rio de Janeiro foi escolhido como cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016 por "razões políticas obscuras", sem explicar ao que se referia.
"É evidente que a designação da cidade olímpica está ligada a um intenso movimento político que não é visível do exterior", afirmou Ishihara após o Comitê Olímpico Internacional (COI) ter escolhido na sexta-feira passada o Rio, que concorria com Tóquio, Chicago e Madri.
No bairro de Shinjuku, o governador confessou que chorou pela primeira vez em sua vida, ao retornar de Copenhague, na Dinamarca. Com investimentos de cerca de US$ 150 milhões em sua candidatura, Tóquio contava com apenas 55% de apoio entre os habitantes da cidade, um dado que foi considerado fundamental para o COI em sua decisão.
"A candidatura para as Olimpíadas de 2020, sobre a qual pensamos agora, depende da vontade de todos os japoneses e de todos os habitantes de Tóquio. Não é um problema que dependa apenas dos políticos", concluiu o governador.
Tóquio foi a segunda eliminada nas votações do COI. A primeira cidade com menos votos foi Chicago. A disputa ficou entre Rio de Janeiro e Madri. No último turno, o Rio recebeu 66 votos e Madri 32
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Arquivo do blog
-
▼
2009
(17)
-
▼
outubro
(8)
- Lula usa eleição interna no PT para enquadrar Estados
- Cristo Redentor comemorou, ontem, 78 anos
- Menino que pedia presentes é atropelado e morre no...
- Portal de Notícias da Globo (G1) no Painel do Paim
- Chuva causa acidentes e atrapalha funcionamento de...
- Governador de Tóquio diz que Rio venceu por "razõe...
- SERTANEJO - Pantanal de Corumbá é palco de gravaçã...
- Em discurso apaixonado, Lula pede 1ª Olimpíada sul...
-
▼
outubro
(8)
Quem sou eu
- Blog do Paim
- Médico Clínico e Sanitarista - Doutor em Saúde Pública - Coronel Reformado do Quadro de Dentistas do Exército. Autor dos livros "Sistemismo Ecológico Cibernético", "Sistemas, Ambiente e Mecanismos de Controle" e da Tese de Livre-Docência: "Profilaxia dos Acidentes de Trânsito" - Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina (UFF) - Disciplinas: Epidemiologia, Saúde Comunitária e Sistemas de Saúde. Professor Titular de Metodologia da Pesquisa Científica - Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). Presidete do Diretório Acadêmico da Faculdade Fluminense de Odontologia. Fundador do PDT, ao lado de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Carlos Lupi, Wilson Fadul, Maria José Latgé, Eduardo Azeredo Costa, Alceu Colares, Trajano Ribeiro, Eduardo Chuy, Rosalda Paim e outros. Ex-Membro do Diretório Regional do PDT/RJ. Fundador do Movimento Verde do PDT/RJ. Foi Diretor-Geral do Departamento Geral de Higiene e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde e Higiene/RJ, durante todo o primeiro mandato do Governador Brizola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário