terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Ex-deputada, Heloneida Studart, morre após ser eleita presidente do PT

Publicado em 03/12/2007



Fábio Malta

Prefeito Godofredo Pinto e sua esposa Regina - Foto: Ronaldo Brandão

Símbolo da atuação e da defesa da mulher na política, morreu ontem às 8h30 em uma clínica no Humaitá, Zona Sul do Rio, a ex-deputada estadual Heloneida Studart (PT), aos 75 anos, após uma parada cardíaca. Heloneida, que havia operado o coração seis dias antes, havia sido eleita presidente da zonal de Laranjeiras de seu partido, anteontem.

O velório começou às 15h, no saguão Getúlio Vargas do Palácio Tiradentes, na Assembléia Legislativa(Alerj). O corpo será velado até as 13h de hoje, e cremado às 14h no Cemitéio do Caju, na Zona Portuária do Rio.

O saguão esteve lotado de admiradores e políticos de diversas legendas. Sobre o caixão, foram estendidas uma bandeira do partido e outra, lilás, do grupo Mulheres do PT, com a frase "Agora, eu sou uma estrela".

A deputada estadual Graça Matos (PMDB) elogiou a colega com adjetivos como "guerreira" e "lutadora".

"Ela teve uma vida intensa e rica. É uma história linda para ser contada", disse.

O deputado federal José Genoíno (PT-SP) chegou muito emocionado, e saiu logo após se despedir de Heloneida.

Um dos filhos da ex-deputada, João Studart, preferiu falar do lado que ia além da política em sua mãe.

"Ela sabia conviver com todos e respeitar as diferenças. Era uma pessoa muito bonita e muito forte", mencionou.

Os outros cinco filhos de Heloneida, Vicente, Cristóvão (seu chefe de gabinete), Juarez, Marcos e Francisco também estiveram no velório.

O deputado estadual Comte Bittencourt (PPS) exaltou a capacidade de dialogar da colega.

"Ela conseguia, ao mesmo tempo, expressar a firmeza de suas convicções e a nobreza de sua fraternidade", disse o parlamentar.

Estiveram presentes ainda, até o fim da tarde, a ex-governadora Benedita da Silva, o deputado estadual Tucalo (PSC), os deputados federais Edson Santos (PT), Jorge Bittar (PT) e Solange Amaral (DEM), o ex-senador Saturnino Braga (PT), os secretários niteroienses Waldeck Carneiro ( Educação) e Jandira Feghali (Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia) e o secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, entre outros.

O prefeito de Niterói, Godofredo Pinto, fez questão de se despedir da colega, e chegou no início da noite. O governador Sérgio Cabral Filho emitiu nota lamentando a morte da ex-deputada e decretou luto oficial de três dias. Cabral irá ao velório hoje pela manhã.

Feminista de primeira hora

Heloneida Studart era cearense de Fortaleza, onde nasceu no dia 9 de abril de 1932. Parlamentar por seis mandatos consecutivos, foi vice-presidente da Assembléia Legislativa (Alerj) e era ensaísta, jornalista, escritora e autora de peças teatrais. Ela não se elegeu no último pleito e, este ano, havia sido nomeada diretora do Centro Cultural e do Fórum de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio de Janeiro Jornalista Roberto Marinho, da Alerj. O cuidado com a cultura foi lembrado pelo deputado federal Chico Alencar (PT).

"Ela nunca separou a cultura da política", recordou.

Heloneida era descendente do historiador Barão de Studart, pelo lado materno, e do líder abolicionista Antonio Bezerra de Menezes, pelo lado paterno.

É considerada uma das fundadoras do feminismo no Brasil, e em 2005 foi indicada para o Prêmio Nobel da Paz.


Fonte: O Fluminense

http://www.ofluminense.com.br/noticias/134091.asp?pStrLink=2,5,0,134091&IndSeguro=0

Leia mais:

http://www.ofluminense.com.br/script/index.asp

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Médico Clínico e Sanitarista - Doutor em Saúde Pública - Coronel Reformado do Quadro de Dentistas do Exército. Autor dos livros "Sistemismo Ecológico Cibernético", "Sistemas, Ambiente e Mecanismos de Controle" e da Tese de Livre-Docência: "Profilaxia dos Acidentes de Trânsito" - Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina (UFF) - Disciplinas: Epidemiologia, Saúde Comunitária e Sistemas de Saúde. Professor Titular de Metodologia da Pesquisa Científica - Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). Presidete do Diretório Acadêmico da Faculdade Fluminense de Odontologia. Fundador do PDT, ao lado de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Carlos Lupi, Wilson Fadul, Maria José Latgé, Eduardo Azeredo Costa, Alceu Colares, Trajano Ribeiro, Eduardo Chuy, Rosalda Paim e outros. Ex-Membro do Diretório Regional do PDT/RJ. Fundador do Movimento Verde do PDT/RJ. Foi Diretor-Geral do Departamento Geral de Higiene e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde e Higiene/RJ, durante todo o primeiro mandato do Governador Brizola.