Moradores de rua recolhidos em dois meses de Operação Araribóia serão capacitados e inseridos no mercado de trabalho. A promessa é do governo do estado que, em parceira com a Prefeitura de Niterói, deflagrou a força-tarefa em 1º de outubro. A ação consiste em dar um choque de ordem em Icaraí.
De acordo com o Executivo fluminense, o projeto social só foi possível sair do papel após a formalização de uma parceria entre a subsecretaria de Estado da Região Metropolitana e empresas privadas. A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) é quem vai oferecer os cursos profissionalizantes. Em dois meses de ação, 83 moradores de rua foram recolhidos.
Pelo menos 20 menores serão empregados em três lojas do Bob’s: Icaraí, São Gonçalo e Praça XV. Além da rede de lanchonete, a Concessionária Águas de Niterói e a Associação de Empresas Prestadoras de Serviços do Estado também formam o grupo de parceiros. De acordo com o projeto, a partir deste mês, esses jovens receberão treinamento específico para atendimento ao público, além de terem aulas de introdução à informática.
Subsecretário de Estado da Região Metropolitana e coordenador da Operação Araribóia, Alexandre Felipe disse que as parcerias só foram possíveis devido ao sucesso da força-tarefa.
Após dois meses em Icaraí, a operação apresenta os seguintes números: 2.812 veículos multados, entre carros, motos, caminhões e vans; 30 carros rebocados, 52 carteiras de habilitação apreendidas, 133 veículos apreendidos, três barcos apreendidos, duas barracas de chaveiro recolhidas, 6 "burrinhos sem rabo" apreendidos, 100 barracas de camelô apreendidas, um carro de camelô apreendido, nove carrocinhas de sanduíche recolhidas e 654 DVDs piratas recolhidos.
Além desses, o governo estadual informa que 16,1 toneladas de entulho foram recolhidas, 7,6 toneladas de mercadorias apreendidas, um estabelecimento comercial autuado e outros quatro interditados, 43 comerciantes intimados, 24 placas de publicidade irregular apreendidas.
Ações serão ampliadas no final do ano
Alexandre Felipe afirmou que as ações serão ampliadas no bairro, principalmente por conta da proximidade com o período de festas de fim de ano.
"Com a chegada do Natal, aumenta o número de pessoas circulando nas ruas. Por esse motivo, vamos planejar operações estratégicas para evitar a permanência de ambulantes e, principalmente, que pequenos delitos aconteçam", disse.
A Operação Araribóia será permanente, até o último dia do mandato do governador Sérgio Cabral Filho (PMDB). Quem quiser participar da ação com denúncias de irregularidades praticadas no bairro deve usar o Disque-Araribóia 2620-7629, entre 9h e 18h, ou o e-mail
Nenhum comentário:
Postar um comentário