domingo, 26 de agosto de 2007

Emergência: "apagão" na saúde do Rio

* As 15 mil vítimas da violência e de acidentes no Rio, internadas em um ano, poderiam ser bem menos se a rede pública tivesse alguma estrutura.

Pesquisa inédita obtida pelo JB, e conduzida por especialistas da Fundação Oswaldo Cruz, expõe um retrato dramático das condições nas áreas de resgate, atendimento de emergência, internações e reabilitação.

De acordo com o levantamento, cerca de 54% das instalações de atendimento são inadequadas e 50% dos equipamentos ali utilizados não são os ideais para o tratamento - índice pior que em outras quatro cidades pesquisadas, Manaus, Recife, Curitiba e Brasília, escolhidas devido às altas taxas de mortalidade relacionadas com a violência e acidentes.

A maior parte dos atendidos é jovem e tem idade entre 20 e 29 anos.

(Jornal do Brasil - Sinopse Radiobrás)

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Médico Clínico e Sanitarista - Doutor em Saúde Pública - Coronel Reformado do Quadro de Dentistas do Exército. Autor dos livros "Sistemismo Ecológico Cibernético", "Sistemas, Ambiente e Mecanismos de Controle" e da Tese de Livre-Docência: "Profilaxia dos Acidentes de Trânsito" - Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina (UFF) - Disciplinas: Epidemiologia, Saúde Comunitária e Sistemas de Saúde. Professor Titular de Metodologia da Pesquisa Científica - Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). Presidete do Diretório Acadêmico da Faculdade Fluminense de Odontologia. Fundador do PDT, ao lado de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Carlos Lupi, Wilson Fadul, Maria José Latgé, Eduardo Azeredo Costa, Alceu Colares, Trajano Ribeiro, Eduardo Chuy, Rosalda Paim e outros. Ex-Membro do Diretório Regional do PDT/RJ. Fundador do Movimento Verde do PDT/RJ. Foi Diretor-Geral do Departamento Geral de Higiene e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde e Higiene/RJ, durante todo o primeiro mandato do Governador Brizola.