segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Campos, Casimiro de Abreu e Carapebus estão entre os 18 municípios fluminenses que desperdiçam royalties do petróleo

* A abertura do setor brasileiro de petróleo completa 10 anos hoje.

As companhias petrolíferas - principalmente a Petrobrás - já pagaram R$ 68,8 bilhões em royalties e participações a Estados e municípios.

Dezoito cidades no Estado do Rio receberam metade desses petrodólares destinados aos municípios.

Mas 13 delas relatam investimentos menores do que o arrecadado. Ou seja, o dinheiro não foi aplicado no que determina a Lei 9.478, de 1997.

Campos, Casimiro de Abreu e Carapebus, no Norte fluminense, são alguns dos exemplos do desperdício.

(Jornal do Brasil - Sinopse Radiobrás)


* Municípios não investem recursos do petróleo

Aonde foram parar os R$ 68,8 bilhões pagos em royalties e participações especiais a municípios, estados e União pela indústria do petróleo durante os dez anos de abertura que o setor completa hoje?

Das 18 cidades que mais se beneficiam atualmente desses recursos - e que concentram metade dos valores repassados a todos os municípios na última década -, 13 relatam investimentos menores que o arrecadado com "petroreais", segundo levantamento deste jornal com base em dados da Agência Nacional de Petróleo (ANP) e em indicadores do Info Royalties, site na internet desenvolvido pelo Mestrado de Gestão de Cidades da Universidade Cândido Mendes em parceria coma Escola Técnica Federal (Cefet).

(Gazeta Mercantil - Sinopse Radiobrás)

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Médico Clínico e Sanitarista - Doutor em Saúde Pública - Coronel Reformado do Quadro de Dentistas do Exército. Autor dos livros "Sistemismo Ecológico Cibernético", "Sistemas, Ambiente e Mecanismos de Controle" e da Tese de Livre-Docência: "Profilaxia dos Acidentes de Trânsito" - Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina (UFF) - Disciplinas: Epidemiologia, Saúde Comunitária e Sistemas de Saúde. Professor Titular de Metodologia da Pesquisa Científica - Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). Presidete do Diretório Acadêmico da Faculdade Fluminense de Odontologia. Fundador do PDT, ao lado de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Carlos Lupi, Wilson Fadul, Maria José Latgé, Eduardo Azeredo Costa, Alceu Colares, Trajano Ribeiro, Eduardo Chuy, Rosalda Paim e outros. Ex-Membro do Diretório Regional do PDT/RJ. Fundador do Movimento Verde do PDT/RJ. Foi Diretor-Geral do Departamento Geral de Higiene e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde e Higiene/RJ, durante todo o primeiro mandato do Governador Brizola.