terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Ex-deputada, Heloneida Studart, morre após ser eleita presidente do PT

Publicado em 03/12/2007



Fábio Malta

Prefeito Godofredo Pinto e sua esposa Regina - Foto: Ronaldo Brandão

Símbolo da atuação e da defesa da mulher na política, morreu ontem às 8h30 em uma clínica no Humaitá, Zona Sul do Rio, a ex-deputada estadual Heloneida Studart (PT), aos 75 anos, após uma parada cardíaca. Heloneida, que havia operado o coração seis dias antes, havia sido eleita presidente da zonal de Laranjeiras de seu partido, anteontem.

O velório começou às 15h, no saguão Getúlio Vargas do Palácio Tiradentes, na Assembléia Legislativa(Alerj). O corpo será velado até as 13h de hoje, e cremado às 14h no Cemitéio do Caju, na Zona Portuária do Rio.

O saguão esteve lotado de admiradores e políticos de diversas legendas. Sobre o caixão, foram estendidas uma bandeira do partido e outra, lilás, do grupo Mulheres do PT, com a frase "Agora, eu sou uma estrela".

A deputada estadual Graça Matos (PMDB) elogiou a colega com adjetivos como "guerreira" e "lutadora".

"Ela teve uma vida intensa e rica. É uma história linda para ser contada", disse.

O deputado federal José Genoíno (PT-SP) chegou muito emocionado, e saiu logo após se despedir de Heloneida.

Um dos filhos da ex-deputada, João Studart, preferiu falar do lado que ia além da política em sua mãe.

"Ela sabia conviver com todos e respeitar as diferenças. Era uma pessoa muito bonita e muito forte", mencionou.

Os outros cinco filhos de Heloneida, Vicente, Cristóvão (seu chefe de gabinete), Juarez, Marcos e Francisco também estiveram no velório.

O deputado estadual Comte Bittencourt (PPS) exaltou a capacidade de dialogar da colega.

"Ela conseguia, ao mesmo tempo, expressar a firmeza de suas convicções e a nobreza de sua fraternidade", disse o parlamentar.

Estiveram presentes ainda, até o fim da tarde, a ex-governadora Benedita da Silva, o deputado estadual Tucalo (PSC), os deputados federais Edson Santos (PT), Jorge Bittar (PT) e Solange Amaral (DEM), o ex-senador Saturnino Braga (PT), os secretários niteroienses Waldeck Carneiro ( Educação) e Jandira Feghali (Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia) e o secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, entre outros.

O prefeito de Niterói, Godofredo Pinto, fez questão de se despedir da colega, e chegou no início da noite. O governador Sérgio Cabral Filho emitiu nota lamentando a morte da ex-deputada e decretou luto oficial de três dias. Cabral irá ao velório hoje pela manhã.

Feminista de primeira hora

Heloneida Studart era cearense de Fortaleza, onde nasceu no dia 9 de abril de 1932. Parlamentar por seis mandatos consecutivos, foi vice-presidente da Assembléia Legislativa (Alerj) e era ensaísta, jornalista, escritora e autora de peças teatrais. Ela não se elegeu no último pleito e, este ano, havia sido nomeada diretora do Centro Cultural e do Fórum de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio de Janeiro Jornalista Roberto Marinho, da Alerj. O cuidado com a cultura foi lembrado pelo deputado federal Chico Alencar (PT).

"Ela nunca separou a cultura da política", recordou.

Heloneida era descendente do historiador Barão de Studart, pelo lado materno, e do líder abolicionista Antonio Bezerra de Menezes, pelo lado paterno.

É considerada uma das fundadoras do feminismo no Brasil, e em 2005 foi indicada para o Prêmio Nobel da Paz.


Fonte: O Fluminense

http://www.ofluminense.com.br/noticias/134091.asp?pStrLink=2,5,0,134091&IndSeguro=0

Leia mais:

http://www.ofluminense.com.br/script/index.asp

domingo, 2 de dezembro de 2007

Operação Araribóia: povo das ruas ganha emprego



Em dois meses, 83 moradores de rua foram recolhidos e 2.812 veículos multados - Foto de arquivo

Moradores de rua recolhidos em dois meses de Operação Araribóia serão capacitados e inseridos no mercado de trabalho. A promessa é do governo do estado que, em parceira com a Prefeitura de Niterói, deflagrou a força-tarefa em 1º de outubro. A ação consiste em dar um choque de ordem em Icaraí.

De acordo com o Executivo fluminense, o projeto social só foi possível sair do papel após a formalização de uma parceria entre a subsecretaria de Estado da Região Metropolitana e empresas privadas. A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) é quem vai oferecer os cursos profissionalizantes. Em dois meses de ação, 83 moradores de rua foram recolhidos.

Pelo menos 20 menores serão empregados em três lojas do Bob’s: Icaraí, São Gonçalo e Praça XV. Além da rede de lanchonete, a Concessionária Águas de Niterói e a Associação de Empresas Prestadoras de Serviços do Estado também formam o grupo de parceiros. De acordo com o projeto, a partir deste mês, esses jovens receberão treinamento específico para atendimento ao público, além de terem aulas de introdução à informática.

Subsecretário de Estado da Região Metropolitana e coordenador da Operação Araribóia, Alexandre Felipe disse que as parcerias só foram possíveis devido ao sucesso da força-tarefa.

Após dois meses em Icaraí, a operação apresenta os seguintes números: 2.812 veículos multados, entre carros, motos, caminhões e vans; 30 carros rebocados, 52 carteiras de habilitação apreendidas, 133 veículos apreendidos, três barcos apreendidos, duas barracas de chaveiro recolhidas, 6 "burrinhos sem rabo" apreendidos, 100 barracas de camelô apreendidas, um carro de camelô apreendido, nove carrocinhas de sanduíche recolhidas e 654 DVDs piratas recolhidos.
Além desses, o governo estadual informa que 16,1 toneladas de entulho foram recolhidas, 7,6 toneladas de mercadorias apreendidas, um estabelecimento comercial autuado e outros quatro interditados, 43 comerciantes intimados, 24 placas de publicidade irregular apreendidas.

Ações serão ampliadas no final do ano

Alexandre Felipe afirmou que as ações serão ampliadas no bairro, principalmente por conta da proximidade com o período de festas de fim de ano.

"Com a chegada do Natal, aumenta o número de pessoas circulando nas ruas. Por esse motivo, vamos planejar operações estratégicas para evitar a permanência de ambulantes e, principalmente, que pequenos delitos aconteçam", disse.

A Operação Araribóia será permanente, até o último dia do mandato do governador Sérgio Cabral Filho (PMDB). Quem quiser participar da ação com denúncias de irregularidades praticadas no bairro deve usar o Disque-Araribóia 2620-7629, entre 9h e 18h, ou o e-mail

arariboia@segov.rv.gov.br.
O Fluminense

http://www.ofluminense.com.br/noticias/133934.asp?pStrLink=2,76,0,133934&IndSeguro=0


terça-feira, 11 de setembro de 2007

Ministros se jogam no chão de trem para fugir de tiros (O Globo)

* Traficantes da Favela do Jacarezinho atacaram a tiros, ontem de manhã, o trem que transportava os ministros Márcio Fortes, das Cidades, e Pedro Brito, da Secretaria Especial dos Portos; e o secretário estadual de Transportes, Júlio Lopes, entre outras autoridades. A comitiva visitava a linha férrea, na inauguração da primeira fase do projeto de revitalização do Porto do Rio. Pelo menos quatro balas e uma pedra atingiram a composição. O governador Sérgio Cabral participou da inauguração, no Caju, mas não andou no trem. Em represália ao ataque, Cabral determinou uma grande operação policial no Jacarezinho, que resultou na morte de um homem.

(O Globo- Sinopse Radiobrás)

segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Ranking do IDH (ìndice de desenvolvimento humano)

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) mede o nível de desenvolvimento humano dos países, estados e cidades. Ele utiliza como critério a educação, ou seja, alfabetização e taxa de matrícula, longevidade, que seria a média de vida ao nascer e renda per capita (PIB).
O índice varia de zero que significa nenhum desenvolvimento humano a um, que é a desenvolvimento humano total. Caso o IDH seja até 0,499 quer dizer que o país, por exemplo, tem desenvolvimento humano considerado baixo. Já os que têm índices entre 0,500 e 0,799 são considerados médio. Países com IDH superior a 0,800 têm desenvolvimento humano considerado alto.
As Nações Unidas divulgaram em setembro de 2003 um Atlas sobre o desenvolvimento humano dos estados e cidades brasileiras durante a década de 90.
Entre os estados, o Distrito Federal, ficou na primeira posição, seguido de Santa Catarina e São Paulo. Já com relação as cidades, o primeiro lugar foi para São Caetano do Sul, São Paulo, o segundo para Águas de São Pedro, também São Paulo. Na terceira posição ficou Niterói, Rio de Janeiro.
Vale salientar, que o estado com maior destaque foi para Santa Catarina que nos últimos anos, passou de quinto para segundo lugar em desenvolvimento humano, perdendo apenas para o Distrito Federal. Santa Catarina em 1991 possui o IDH igual a 0,799 e em 2000 estava com 0,844. Sendo assim, o estado possui um desenvolvimento humano considerado alto.
O destaque de Santa Catarina deve-se também ao IDH das suas cidades e regiões metropolitanas. Florianópolis, a capital do estado, aparece em segundo lugar no ranking das cidades. No ranking das 50 cidades com melhor IDH, Santa Catarina, aparece com o maior número de cidades, são 16 ao todo, como por exemplo, Balneário, Joinville e Blumenau. Logo atrás de Santa Catarina com maior número de cidades bem avaliadas está São Paulo com 14, Rio Grande do Sul com 11 cidades e Paraná com cinco cidades.
(fontes: Jornal Gazeta so Povo, 3 de outubro de 2003 e Jornal do Terra)

Redação - RankBrasil

Estados IDH em 1991 IDH em 2000
Distrito Federal 0,799 0,844
Santa Catarina 0,748 0,822
São Paulo 0,778 0,820
Rio Grande do Sul 0,753 0,814
Rio de Janeiro 0,753 0,807
Paraná 0,711 0,787
Mato Grosso do Sul 0,716 0,778
Goiás 0,700 0,776
Moto Grosso 0,685 0,773
10° Minas Gerais 0,697 0,773
11° Espírito Santo 0,690 0,765
12° Amapá 0,691 0,753
13° Roraima 0,692 0,746
14° Rondônia 0,660 0,735
15° Pará 0,650 0,723
16° Amazonas 0,664 0,713
17° Tocantins 0,611 0,710
18° Pernambuco 0,620 0,705
19° Rio Grande do Norte 0,604 0,705
20° Ceará 0,593 0,700
21° Acre 0,624 0,697
22° Bahia 0,590 0,688
23° Sergipe 0,597 0,682
24° Paraíba 0,561 0,661
25° Piauí 0,566 0,656
26° Alagoas 0,548 0,649
27° Maranhão 0, 543 0,636

Cidades IDH em 1991 IDH em 2000
São Caetano do Sul (SP) 0,842 0,919
Águas de São Pedro (SP) 0,848 0,908
Niterói (RJ) 0,817 0,886
Florianópolis (SC) 0,824 0,875
Santos (SP) 0,838 0,871
Bento Gonçalves (RS) 0,799 0,87
Balneário Camburiú (SC) 0,797 0,867
Joaçaba (SC) 0,816 0,866
Porto Alegre (RS) 0,824 0,865
10° Fernando de Noronha(DE) 0,759 0862
11° Carlos Barbosa (RS) 0768 0,858
12° Caxias do Sul (RS) 0,793 0,857
13° Joinville (SC) 0,779 0,857
14° Jundiaí (SP) 0,807 0,857
15° Vinhedo (SP) 0,789 0,857
16° Curitiba (PR) 0,799 0,856
17° Selbach (RS) 0,796 0,856
18° Vitória (ES) 0,797 0,856
19° Blumenau (SC) 0,813 0,855
20° Luzerna (SC) 0,764 0,855
21° Ribeirão Preto (SP) 0,822 0,855
22° Lacerdópolis (SC) 0,734 0,854
23° Santana de Paraíba (SP) 0,790 0,853
24° Campinas (SP) 0,811 0,852
25° Ivoti (RS) 0,794 0,851
26° Quatro Pontes (PR) 0,742 0,851
27° Saltinho (SP) 0,781 0,851
28° Videira (SC) 0,774 0,851
29° Ilha Solteira (SP) 0,813 0,850
30° Jaraguá do Sul (SC) 0,790 0,850
31° Veranópolis (RS) 0,786 0,850
32° Concórdia (SC) 0,774 0,849
33° Iumeré (SC) 0,769 0,849
34° Pato Branco (PR) 0,752 0,849
35° Pomerode (SC) 0,765 0,849
36° São José (SC) 0,798 0,849
37° São José dos Campos (SP) 0,805 0,849
38° Araçatuba (SP) 0,787 0,848
39° Chapecó (SC) 0,761 0,848
40° Entre Rios do Oeste (PR) 0,755 0,847
41° Nova Petrópolis (RS) 0,791 0,847
42° Paulínia (SP) 0,790 0,847
43° Braço do Norte (SC) 0,739 0,846
44° Presidente Prudente (SP) 0,794 0,846
45° Maripá (PR) 0,747 0,845
46° Santa Maria (RS) 0,792 0,845
47° Urussanga (SC) 0,762 0,845
48° Brasília (DF) 0,799 0,844
49° Farroupilha (RS) 0,777 0,844
50° Nova Bassano (RS) 0,771 0,844
Veja também os recordes de outras categorias...
.

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Médico Clínico e Sanitarista - Doutor em Saúde Pública - Coronel Reformado do Quadro de Dentistas do Exército. Autor dos livros "Sistemismo Ecológico Cibernético", "Sistemas, Ambiente e Mecanismos de Controle" e da Tese de Livre-Docência: "Profilaxia dos Acidentes de Trânsito" - Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina (UFF) - Disciplinas: Epidemiologia, Saúde Comunitária e Sistemas de Saúde. Professor Titular de Metodologia da Pesquisa Científica - Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). Presidete do Diretório Acadêmico da Faculdade Fluminense de Odontologia. Fundador do PDT, ao lado de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Carlos Lupi, Wilson Fadul, Maria José Latgé, Eduardo Azeredo Costa, Alceu Colares, Trajano Ribeiro, Eduardo Chuy, Rosalda Paim e outros. Ex-Membro do Diretório Regional do PDT/RJ. Fundador do Movimento Verde do PDT/RJ. Foi Diretor-Geral do Departamento Geral de Higiene e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde e Higiene/RJ, durante todo o primeiro mandato do Governador Brizola.