sábado, 6 de julho de 2013

Itaipu (RJ) ganha projeto de apoio à atividade pesqueira

Fonte: OM - Carolina Bittencourt | 5 de julho de 2013

Nesta sexta-feira (5/7), o primeiro projeto do Programa de Apoio à Atividade Pesqueira, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional em parceria com a Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), será apresentado à população e os interessados poderão conferir como vai ficar futuramente o bairro na exposição O “Projeto Canto de Itaipu – Uma Construção Coletiva” a partir de hoje, às 18 horas, na tradicional Festa de Itaipu.
Uma maquete, plantas arquitetônicas e ilustrações, que mostram como será o resultado das obras, estarão à disposição do público no estande da Secretaria – cujo titular é o deputado Felipe Peixoto (PDT) -durante o evento. Técnicos do Governo do Estado também estarão no local informando os detalhes do projeto.
 Com o Programa de Apoio à Atividade Pesqueira, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional quer estimular o desenvolvimento sustentável das comunidades pesqueiras, preservando a cultura da pesca artesanal e também o meio ambiente. Somente no Canto de Itaipu serão beneficiadas cerca de duas mil pessoas – sendo que cerca de 30% são pescadores em atividade.
Outros três projetos semelhantes estão sendo desenvolvidos no momento para as comunidades pesqueiras de Jurujuba (Niterói), Gradim e Itaoca (ambas em São Gonçalo).  “O Canto de Itaipu já foi objeto de diversos estudos que procuravam preservar seu ambiente, mas poucos chegaram ao estágio de execução, porque faltavam bons projetos. Estou engajado em tornar realidade esse desejo antigo dos pescadores do local - afirmou o secretário de Estado, Felipe Peixoto.
Peixoto fará uma apresentação para os integrantes dos grupos de trabalhos responsáveis pela formulação do documento, às 11h, no Museu de Arqueologia de Itaipu. Entre eles encontram-se membros de entidades da sociedade civil e representantes dos governos municipal, estadual e federal.
Entre as recomendações apontadas estão um novo desenho urbano, recuperação da vegetação nativa, adequações do sistema viário, mobiliário urbano, redes de abastecimento d’água, esgotamento sanitário e drenagem pluvial; sistemas de iluminação pública e coleta de lixo; uma unidade operacional de apoio à limpeza urbana, posto guarda vidas, posto de informação, posto comunitário (que servirão também de apoio à vigilância e segurança), quiosques, banheiros públicos e a instalação de ranchos de pesca, rancho para limpeza e manipulação do pescado e uma oficina de manutenção de barcos, em atendimento às necessidades dos pescadores.
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional trabalha agora na captação de recursos junto ao Governo do Estado e o Governo Federal. Estima-se que sejam necessários R$ 18 milhões para a execução das obras no Canto de Itaipu. Após o encerramento da Festa de Itaipu no domingo (7/7), a exposição seguirá para o Museu de Arqueologia de Itaipu onde ficará aberto à visitação entre os dias 9 e 14 de julho das 10h às 17h, de terça à sexta, e das 13h às 17h no sábado e no domingo.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Médico Clínico e Sanitarista - Doutor em Saúde Pública - Coronel Reformado do Quadro de Dentistas do Exército. Autor dos livros "Sistemismo Ecológico Cibernético", "Sistemas, Ambiente e Mecanismos de Controle" e da Tese de Livre-Docência: "Profilaxia dos Acidentes de Trânsito" - Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina (UFF) - Disciplinas: Epidemiologia, Saúde Comunitária e Sistemas de Saúde. Professor Titular de Metodologia da Pesquisa Científica - Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). Presidete do Diretório Acadêmico da Faculdade Fluminense de Odontologia. Fundador do PDT, ao lado de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Carlos Lupi, Wilson Fadul, Maria José Latgé, Eduardo Azeredo Costa, Alceu Colares, Trajano Ribeiro, Eduardo Chuy, Rosalda Paim e outros. Ex-Membro do Diretório Regional do PDT/RJ. Fundador do Movimento Verde do PDT/RJ. Foi Diretor-Geral do Departamento Geral de Higiene e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde e Higiene/RJ, durante todo o primeiro mandato do Governador Brizola.